Abec

Abec


     

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a formação de professores para a prática alfabetizadora com alunos com deficiência

O tema desta pesquisa é a formação de professores para a prática pedagógica com alunos como deficiência no âmbito do Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que se configura como uma política educacional, colocada em prática por meio de um programa de abrangência nacional, que tem como meta a alfabetização de todas as crianças brasileiras até os oito anos de idade. Este estudo, que se inspira na teoria histórico-cultural, tem como objetivo analisar a formação proposta pelo PNAIC, visando conhecer e compreender as relações que se estabelecem entre o que é proposto nos documentos e o que é vivenciado na formação, no que tange à orientação da prática alfabetizadora com alunos com deficiência. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, que teve como método o estudo de caso em uma perspectiva dialética. O campo da pesquisa foi a formação proporcionada por este programa aos professores da rede municipal de ensino de Chapecó (SC). Os dados foram construídos mediante análise documental, observação participante, conversas informais e entrevistas semiestruturadas. Os participantes foram 48 professores de uma turma de formação onde aconteceu a observação, dos quais foram entrevistadas 13 professoras, além de uma coordenadora pedagógica e um formador, ambos atuantes no nível estadual. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo temática, aliada à hermenêutica dialética, conforme Minayo (2008). A análise evidenciou que os documentos do PNAIC abordam orientações sobre alfabetização de alunos com deficiência à medida que preconizam o atendimento das necessidades educacionais, compreendidas como diversidade e diferença, de todos os alunos, inclusive por meio do trabalho de sala de aula em consonância com o Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais. Os sentidos atribuídos pelas professoras à alfabetização são diversos e relativos à: leitura de mundo, alfabetização na perspectiva de letramento como processos que se interrelacionam e alfabetização como codificação e decodificação de letras e palavras. Os sentidos atribuídos pelas professoras à alfabetização de alunos com deficiência estão permeados por distintas concepções e que são marcados por significações produzidas no processo de formação no âmbito do PNAIC e/ou de outros processos formativos. No que diz respeito aos conhecimentos que podem auxiliar a prática com alunos com deficiência, a maioria das professoras refere que, mesmo que a formação não tenha articulado os conteúdos com esta prática, elas conseguiram individualmente relacioná-los a partir de reflexões realizadas durante os encontros, porém enfatizam que isso poderia ter sido trabalhado coletivamente. Decorrente disso, todas elas não lembram ou dizem conhecer superficialmente os cadernos específicos da Educação Especial. Sobre as contribuições da formação à prática com alunos com deficiência, à exceção de duas professoras que consideram que a formação não contribuiu para avançarem nesta prática, as demais afirmam que estas consistem no reconhecimento da importância tanto das atividades lúdicas para o trabalho pedagógico diferenciado quanto da reflexão sobre a prática e do estabelecimento da relação entre teoria e prática. Destaca-se também, a contribuição da formação para a redução das desigualdades, no sentido de que a alfabetização é um elemento para a transformação da realidade. Como perspectiva, apontamos a formação de professores integralmente orientada, tendo como base a teoria histórico-cultural como possibilidade de redimensionar a prática pedagógica do professor alfabetizador, contribuindo para diminuir as desigualdades proporcionadas pelo sistema educacional em direção à inclusão escolar de todos os alunos.

Nome do Autor: Elci Schroeder Lucachinski
Nome do Orientador: Celso Francisco Tondin
Instituição: Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2015
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LUCACHINSKI, Elci Schroeder. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a formação de professores para a prática alfabetizadora com alunos com deficiência. 2015. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina, 2015.