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Alfabetização e letramento em salas multifases da Educação do Campo, no contexto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Esta pesquisa, cujo título é Alfabetização e letramento em salas multifases da Educação do Campo, no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR), na linha de pesquisa Linguagens, Cultura e Construção do Conhecimento, tendo sido acolhida pelo grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE). Estabeleci como recorte desta pesquisa a seguinte questão: Como se dá o ensino da língua materna em salas multifases que atendem alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas do campo, sob a perspectiva do alfabetizar letrando, no contexto do PNAIC? Para conseguir responder a esta questão, o objetivo geral da pesquisa é: Analisar o processo de ensino da língua materna, com enfoque na alfabetização e no letramento, desencadeado por duas professoras de salas multifases, de escolas do campo, no contexto do PNAIC. Em consonância a este objetivo geral foram definidos três objetivos específicos: a) Identificar as estratégias utilizadas pelas professoras para o processo de alfabetização e letramento, em especial, no que concerne à organização do tempo e espaço; b) Identificar como as professoras trabalham os eixos, atualmente, sugeridos para o ensino da língua materna; c) Identificar aspectos trabalhados pela formação do PNAIC, implementados na prática das professoras. Este estudo qualitativo do tipo etnográfico utilizou-se de questionário, entrevistas semiestruturadas, caderno de planejamento e de campo como instrumento para o recolhimento dos dados e de Protocolos de Observação para o registro das práticas cotidianas das professoras. Esta pesquisa se ancorou na concepção de linguagem sustentada em Bakhtin, entendida como histórica, concreta e social. A revisão bibliográfica de produções científicas (teses, dissertações e artigos em periódicos e anais de eventos), no período de 2006 a 2015, evidenciou que o binômio “alfabetização e letramento na Educação do Campo”, ainda é um tema pouco discutido nas bases de dados consultadas. Os dados foram analisados a partir dos Eixos propostos pelo PNAIC para o ensino da língua materna. Os resultados indicam que o trabalho com identificação de letras, sílabas e palavras para a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e a reflexão fonológica da escrita das palavras esteve maior evidenciado na prática da docente Val, realizando-as em todos os dias observados. Por outro lado, os eixos Produção de textos escritos e Conhecimentos Linguísticos foram mais evidenciados na prática da docente Lu. O Eixo Produção de leitura foi evidenciado em 100% dos dias observados tanto na prática de Lu como de Val. A investigação revelou que tanto na prática de Lu como na de Val ainda preponderam elementos de uma concepção mais tradicional do ensino da língua materna. No entanto, ambas se esforçaram para garantir um trabalho que oportunizasse o avanço de seus alunos, tanto na leitura como na escrita, incorporando às suas práticas em sala de aula aspectos metodológicos sugeridos por meio da formação do PNAIC. Por fim, as observações realizadas informam que as Escolas Municipais 14 de Agosto e Marajá, apesar de estarem localizadas no campo, funcionam nos moldes de uma escola urbana, pois, pelo menos no período observado, as professoras deram pouca ênfase na valorização específica do contexto em que os alunos estão inseridos.

Nome do Autor: Maria Aparecida de Oliveira
Nome do Orientador: Canciolina Janzovski Cardoso
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Estado:Mato Grosso
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OLIVEIRA, Maria Aparecida de. Alfabetização e letramento em salas multifases da Educação do Campo, no contexto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2016.