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Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Município do Rio Grande/RS

Esta dissertação tem como objetivo compreender o papel dos coordenadores escolares na política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (2012), mais especificamente, nas escolas pertencentes à rede estadual no município do Rio Grande-RS. Para tanto, realizei uma investigação de abordagem qualitativa, através da pesquisa documental e da aplicação de questionários, os quais foram aplicados a 17 coordenadoras pedagógicas das escolas estaduais. No estudo, foram considerados vários documentos do Ministério da Educação, principalmente os que orientam a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. Os documentos foram analisados pela proposta teórico-metodológica sugerida por Shiroma, Campos e Garcia (2005). A partir da análise dos dados foi possível perceber que as coordenadoras pedagógicas muitas vezes vivem uma crise de identidade, pois não sabem qual seu real papel dentro da escola, pois acabam exercendo várias funções que sentem não serem de ordem pedagógica. Outro ponto destacado é a questão das formações continuadas ofertadas pelo PNAIC, as quais elas não são convidadas a participar. Esse fator é bem complicado para elas, pois, segundo os dados da pesquisa, muitas não têm conhecimento do material ofertado, não conseguindo dar assistência às professoras em seus planejamentos. Outro aspecto a destacar no resultado da pesquisa é que a política do PNAIC não contemplou os coordenadores pedagógicos em sua formação continuada, uma vez que são peças fundamentais na construção e na orientação do Projeto Político Pedagógico, porque esses profissionais têm um papel formador no espaço da escola, junto aos professores, que estão em sala de aula.

Nome do Autor: Sidiane Barbosa Acosta
Nome do Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ACOSTA, Sidiane Barbosa. Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Município do Rio Grande/RS. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2016.