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Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) : conquistas e desafios

Na presente pesquisa, investigamos as contribuições do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no processo de apropriação da leitura e da escrita em duas escolas públicas municipais da região norte do Estado do Paraná, Brasil. O Ministério da Educação – dados apontados pelo MEC em 2012 - aponta que a média de crianças não alfabetizadas aos oito anos de idade é de 15,2%. Para mudar essa realidade, o Estado tem criado e investido recursos em programas de formação continuada de professores que atuam no processo de alfabetização. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa de alfabetização que visa ações e recursos para melhorar a alfabetização em língua portuguesa e matemática das crianças das escolas públicas até o terceiro ano do Ensino Fundamental, quando estas completam oito anos de idade. Seu objetivo é a capacitação dos professores, de forma a propiciar-lhes conhecimento sobre sua adequada implantação em sala de aula. Por meio de pesquisa qualitativa – quantitativa empreendida em duas fases, observacional e de intervenção, e mediante aplicação de questionário semiestruturado a professores regentes de turmas, buscamos evidenciar o nível de compreensão desses professores sobre a proposta do PNAIC. Para tanto, observamos duas salas de aula cujos professores foram capacitados por esse Programa, assim como o uso que fizeram dos materiais didáticos disponíveis, com a finalidade de identificar se estes se encontram qualificados para executar as ações políticas ali previstas. Desse modo, procuramos responder ao nosso problema norteador dessa pesquisa: De que maneira o PNAIC esta contribuindo para a melhoria do processo de apropriação da leitura e da escrita? Como aporte teórico, utilizamos as contribuições de Vygotsky (1988; 1991); Tfouni (1995); Soares (2002); Mortatti (2003; 2006); Luria (2014) e documentos oficiais (BRASIL, 2013) e os cadernos do PNAIC. Destacamos que as contribuições do Programa relacionam-se principalmente com a possibilidade de implementação de novas metodologias, além de propor práticas que alteram antigas concepções e possibilitam a reflexão sobre o uso social da leitura e da escrita.

Nome do Autor: Vânia Regina Barbosa Flauzino Machado
Nome do Orientador: Elsa Midori Shimazaki
Instituição: Universidade Estadual de Maringá
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MACHADO, Vânia Regina Barbosa Flauzino. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) : conquistas e desafios. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2016.