Abec

Abec


     

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO MUNICÍPIO DE VOTORANTIM (SP) SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): UM ESTUDO DE CASO

 

O presente trabalho procura conhecer as percepções dos professores alfabetizadores sobre a proposta de formação continuada desenvolvida no âmbito do Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa (PNAIC) no município de Votorantim/SP. A abordagem metodológica para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise documental. Os dados foram analisados segundo uma perspectiva crítica. A formação do professor alfabetizador é uma preocupação diante do panorama atual, exigindo-se deste profissional habilidades e competências para formar os estudantes numa perspectiva de atendimento às demandas do capital. Considera-se que o PNAIC também é desenvolvido nessa perspectiva, sendo um programa pontual e descontinuado que tem por objetivos padronizar as ações dos alfabetizadores, em âmbito nacional, concebendo-os como meros executores de tarefas. Os professores participantes desta pesquisa creem que a formação recebida no PNAIC é viável por possibilitar a instrumentalização de suas práticas educativas e mudanças em suas maneiras de alfabetizar. Contudo, a participação efetiva desses profissionais na construção e implementação da proposta de formação continuada do PNAIC não é visualizada e, mesmo sendo objetivo descrito pelo Programa, a prática da reflexividade, superar a ideia de meros executores de tarefas e assumirem o papel de protagonistas de seu desenvolvimento profissional e de agentes de mudanças nos contextos em que atuam, ainda, é um desafio.

 

Nome do Autor: Samara Elyza Macedo de Araújo
Nome do Orientador: Fabrício do Nascimento
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARAÚJO, Samara Elyza Macedo de. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO MUNICÍPIO DE VOTORANTIM (SP) SOBRE O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): UM ESTUDO DE CASO. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2016.