Abec

Abec


     

O Ideário Teórico Metodológico do PNAIC: possibilidades de rupturas no chão da sala de aula

Esta pesquisa é resultado de um estudo realizado durante o curso de Pós-Graduação em Educação e Cultura, da Universidade Federal do Pará, na Linha Cultura e Linguagem, sob o título “O Ideário Teórico Metodológico do PNAIC: Possibilidades de Rupturas no Chão da Sala de Aula”. Busca investigar possíveis e/ou efetivas rupturas provocadas pelo PNAIC, suas prescrições teóricas-metodológicas nos modos de ver, fazer e experimentar a práxis pedagógica mediadas pelos professores alfabetizadores e seus desdobramentos no chão da sala de aula. No percurso metodológico, foram realizadas análise dos Manuais, diretrizes e Cadernos de Formação do Programa, observações e intervenção em sala do 3º ano do Ensino fundamental, bem como nos cursos de formações, e realização de rodas de conversas, com cinco professores que fazem parte do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano) e uma professora do 4º ano. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e tem a abordagem sócia histórica como orientadora da investigação. Tomamos como referencial teórico, para análise dos dados, a abordagem histórico cultural sobre a compreensão do desenvolvimento humano, desenvolvida por Vygotsky e colaboradores. Os direcionamentos e redirecionamentos assumidos na pesquisa permitiram manter a interação com a realidade investigada e compreendê-la como algo vivo e dinâmico, pois Vygotsky (2000) sugere que o fenômeno deve ser estudado em seu processo de acontecimentos, em suas condições reais de produção. De acordo com os dados levantados e analisados identificamos a uniformidade e homogeneidade que, ainda hoje, compreende a dinâmica interativa do chão da sala de aula, a qual não se apresenta como um espaço interlocutivo como propõe Bakhtin. As crianças, são vistas de forma idealizada e homogênea, ignorando a criança real, que por meio de sua linguagem expressiva, negam os métodos de aprendizagem que lhes são disponibilizados. A linguagem trabalhada ainda é, artificial, fragmentada e controlada, como denuncia Vygotsky, reduzida a sua função denotativa, mesmo sabendo que esta é fruto da experiência humana, que tem valores e características próprias para cada sujeito. As práticas pedagógicas parecem se apresentar como rituais preocupados com a forma e com a norma e assim, as crianças não vivem o ensino da leitura como prática social. Percebemos que, as formações que os professores recebem, ainda, não está dando conta de desestabilizar as concepções de alfabetização dos professores e não estão situadas no contexto sócio histórico de vivência das crianças. Portanto, não consegue afetar as práticas metodológicas historicamente construídas pelos alfabetizadores em suas formações anteriores e que são influenciadas por fatores internos e externos, bem como não garante uma segurança para o exercício de seu trabalho docente. A maioria dos professores acredita no seu método como o melhor, mas não dão conta de afetar, motivar e trazer as crianças para as relações com o conhecimento. As exigências com registros e controle de resultados das atividades desenvolvidas, acabam gerando, por diversas vezes, simulacros na sala de aula, assim os direitos de aprendizagem acabam não sendo consolidados e o PNAIC, não consegue afetar, ainda, esses sujeitos com sua proposta teórico-metodológica e/ou tenta romper com as práticas tradicionalmente enraizadas, mas as condições sócias, matérias e estruturais os “impedem” de traçar novos caminhos e cumprir com o objetivo do Programa.

Nome do Autor: Lilia Christiane Vanzeler Viana
Nome do Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo
Instituição: Universidade Federal do Pará
Estado:Pará
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: VIANA, Lilia Christiane Vanzeler. O Ideário Teórico Metodológico do PNAIC: possibilidades de rupturas no chão da sala de aula. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura) - Universidade Federal do Pará, Pará, 2016.