Abec

Abec


     

Um olhar reflexivo sob a ação integrada dos professores alfabetizadores nos três anos do ciclo de alfabetização na perspectiva do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

O objeto desse estudo foi centrado na compreensão dos processos que sustentam a base epistemológica e pedagógica do ciclo de alfabetização na perspectiva do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que foi instituído em 2012 com o intuito de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. A metodologia trabalhada foi a de abordagem qualitativa com uso de princípios de estudo de caso do tipo etnográfico, com a realização de observação contínua, análise bibliográfica e de documentos da escola, estudo dos cadernos do PNAIC de Língua Portuguesa e realização de entrevistas semiestruturadas envolvendo professores que atuam no ciclo de alfabetização de uma escola pública na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados a partir dos princípios da Análise Textual Discursiva. O estudo está ancorado nas contribuições de Paulo Freire, Magda Soares, Marli André, Maurice Tardif, Ana Maria Saul, Andréa Rapoport, Norberto Bobbio, José Carlos Libâneo, Francisco Imbernón, António Nóvoa, dentre outros, promovendo um diálogo entre teóricos e suas fundamentações com o campo empírico. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade do planejamento articulado entre os professores do ciclo de alfabetização, a fim de promover o diálogo horizontal (entre o mesmo ano) e vertical (entre os três anos), fortalecendo a ideia de ciclo enquanto processo gradativo, sem interrupções e cortes. Sinalizou também para a importância das organizações didáticas e pedagógicas da escola no decorrer do processo e da necessidade da reflexão para recriar e reinventar novas formas de aproximar a sala de aula com as demandas do mundo atual no que diz respeito à alfabetização.

Nome do Autor: Maria Elizabeth Guimarães do Carmo
Nome do Orientador: Cleoni Maria Barboza Fernandes
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARMO, Maria Elizabeth Guimarães do. Um olhar reflexivo sob a ação integrada dos professores alfabetizadores nos três anos do ciclo de alfabetização na perspectiva do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2016.