Abec

Abec


     

O PNAIC como peça da política de formação continuada de professores: entre fins declarados e expectativas locais

A presente dissertação aborda o tema das políticas de formação continuada de professores no Brasil e tem por objetivo analisar condições e fatores que implicam a existência (ou não) de sintonia entre os objetivos, opções e práticas delineadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) para o eixo da formação continuada e as demandas e expectativas de professores participantes. Com base em Brzezinski (2008), Candau (1997), Gatti (2008, 2012), Libâneo e Pimenta (2009), Saviani (2009, 2010, 2011), Scheibe (2007, 2008), entre outros, aborda o tema da formação de professores no Brasil, mais precisamente as políticas educacionais neste âmbito, de modo a explorar elementos históricos, iniciativas, proposições e metas, com destaque as apontadas nas últimas décadas e que tiveram como palco o Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2011, as Conferências Nacionais de Educação (Conae) 2010 e 2014, o PNE 2014-2024. Na esteira deste debate, situa mais especificamente as políticas de formação continuada, tendo em mira as iniciativas patrocinadas pelo governo federal na atualidade, dentre elas o Pnaic, Programa desenvolvido em um contexto de mobilização visando a garantia de alfabetização das crianças até o terceiro ano do ensino fundamental. Em termos teórico-metodológicos, a pesquisa é orientada por uma abordagem crítica de investigação e dinamizada com base em pressupostos da pesquisa qualitativa. Nesse sentido, além da revisão teórico-conceitual, conta com pesquisa documental, com ênfase em documentos legais oriundos do governo federal, e com entrevistas semiestruturadas associadas a uma sessão de grupo focal com profissionais do magistério da educação básica, participantes da formação continuada, oportunizada pelo Pnaic na rede municipal de ensino de Piratuba SC, rede esta tomada como um recorte do universo das experiências municipais neste Programa. Com base nos resultados da pesquisa, assinala que os sujeitos locais consultados avaliam positivamente à adesão ao Pnaic, ao passo que consideram o modelo de formação continuada um avanço no processo formativo. Assinala, ainda, que os problemas de percurso de ordem operacional têm sido enfrentados pela rede municipal de modo a salvaguardar o andamento dos trabalhos. Conclui que os objetivos, opções e práticas delineados para o eixo da formação continuada de professores, em função dos fins almejados pelo Pacto, encontram-se atualmente sintonizados com expectativas e demandas dos professores da rede pesquisada, embora essa sintonia tenha sido sentida somente com o passar do tempo.

Nome do Autor: Zuleide Ramos Ferreira da Rosa
Nome do Orientador: Elton Luiz Nardi
Instituição: Universidade do Oeste de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ROSA, Zuleide Ramos Ferreira da. O PNAIC como peça da política de formação continuada de professores: entre fins declarados e expectativas locais. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Santa Catarina, 2016.