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Política e gestão do processo alfabetizador na relação PAR/PNAIC em Dourados, MS: qual qualidade?

A presente Dissertação de Mestrado situa-se na Linha de Pesquisa “Política e Gestão da Educação Básica” do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como objetivo analisar a concepção de qualidade educacional evidenciada para a gestão do processo alfabetizador no espaço local, decorrente de normatizações, propostas teóricas e práticas presentes em duas grandes ações da política educacional brasileira: o Plano de ações Articuladas (PAR) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O tempo histórico inclui o periodo de 2012 a 2014, considerando que nesse decurso o PAR estava em processo no seu segundo ciclo e concomitante a ele ocorria a implantação e implementação do PNAIC. Assim, o objeto da pesquisa é a concepção de qualidade educacional presente na gestão do processo alfabetizador da criança. A metodologia adotada tem sua base no ciclo de políticas no que tange a etapa da implementação e se dá por meio da investigação pautada na pesquisa bibliográfica, para entendimento de conceitos e definições; documental, a fim de conhecer encaminhamentos, intenções, proposições explícitas e implícitas; e na pesquisa de campo, por meio de entrevistas e questionário. Professores Alfabetizadores, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Gestores do PAR e do PNAIC são os sujeitos da pesquisa. Tem-se como lócus o município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, em específico a Rede Municipal de Ensino, cuja amostragem será representada por Escolas que oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental, em especial os três primeiros anos, caracterizados pela política educacional brasileira como ciclo de alfabetização, e, no caso desse estudo de “processo alfabetizador da criança”. Os resultados da pesquisa apontam que a concepção de qualidade anunciada na relação PAR/PNAIC para a gestão do processo alfabetizador não se distancia da proposição do Compromisso Todos pela Educação/ Decreto n° 6.094 de 2007. A concepção de qualidade identificada a partir das falas dos sujeitos investigados evidencia que há uma priorização do quantitativo, no caso os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação, a Provinha Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização, entretanto, avança no sentido de priorizar os recursos tecnológicos, pedagógicos e didáticos, infraestrutura física, formação para além do professor, ações estas que estão presentes no PAR e no PNAIC.

Nome do Autor: Franciele Ribeiro Lima
Nome do Orientador: Maria Alice de Miranda Aranda
Instituição: Universidade Federal da Grande Dourados
Estado:Mato Grosso do Sul
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LIMA, Franciele Ribeiro. Política e gestão do processo alfabetizador na relação PAR/PNAIC em Dourados, MS: qual qualidade?. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, 2016.