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O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e suas Contribuições para os Professores Alfabetizadores no Trabalho com os Gêneros Textuais

Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa Trabalho e Formação Docente, do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Esta pesquisa centra-se na análise da contribuição de um programa de formação continuada – no caso, o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, para a compreensão dos professores acerca de alguns processos importantes para a alfabetização. A pesquisa foi realizada na Rede Municipal de Joinville, com a participação dos professores atuantes na alfabetização, egressos da formação continuada – PNAIC Língua Portuguesa (2013). Para alcançar os resultados, esta pesquisa envolveu: produção de balanços do saber, aplicação de questionários e entrevistas. Segundo listagens disponibilizadas pela Secretaria de Educação, 250 professores participaram do PNAIC Língua Portuguesa (2013) em Joinville. Sendo assim, foram organizados 250 envelopes com questionários da pesquisa, dos quais foram entregues e contabilizados 111, que foram respondidos e validados. Os dados obtidos foram analisados dentro da perspectiva de alguns autores, como Tardif (2014), Lüdke (2001), Bakhtin (2011), Schneuwly e Dolz (2004). Esta pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativaquantitativa. O uso dessa abordagem foi fundamental para o tratamento dos dados obtidos por meio dos instrumentos de coleta (questionário e entrevista semiestruturada), assim como para a organização e compreensão da demanda de informações que foram recolhidas. Esta pesquisa denomina-se, quanto ao tipo, como levantamento ou survey, em que há a busca de dados sobre os sujeitos da pesquisa e a implicação dos fenômenos estudados. Por meio desse tipo de pesquisa, obtiveram-se as amostras para o referente estudo e as características pertencentes ao grupo de professores participantes da formação continuada. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição do PNAIC para o trabalho com gêneros textuais no processo de alfabetização, bem como investigar as concepções de alfabetização e usos de gêneros textuais inseridos nos documentos do PNAIC e verificar qual é a compreensão dos professores sobre os gêneros textuais a partir da participação no referido programa, identificando como esse conhecimento adquirido pelo professor contribui na prática da alfabetização na perspectiva do letramento. Os dados obtidos mostram que o PNAIC consolidou alguns aspectos pertinentes à utilização dos gêneros textuais na alfabetização. Percebe-se que, para muitos professores, o embasamento teórico e metodológico apresentado no caderno de formação contribuiu de forma positiva para sua prática em sala de aula no desenvolvimento das atividades de alfabetização em relação à exploração dos gêneros textuais, colaborando para o aprofundamento de saberes profissionais necessários ao professor alfabetizador.

Nome do Autor: Délcia Cristina dos Santos de Souza
Nome do Orientador: Rosana Mara Koerner
Instituição: Universidade da Região de Joinville
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Délcia Cristina dos Santos de. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e suas Contribuições para os Professores Alfabetizadores no Trabalho com os Gêneros Textuais. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade da Região de Joinville, Santa Catarina, 2016.