Abec

Abec


     

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: resultados da experiência realizada em Campinas

Nesse estudo, busca-se compreender o resultado do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), desenvolvido no município de Campinas, São Paulo. O objetivo foi verificar de quais práticas pedagógicas os docentes participantes desse Programa fizeram uso com seus alunos em sala de aula, que provinham dessa formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, cujos instrumentos de coleta foram: questionário com perguntas fechadas e abertas e entrevista semiestruturada, tendo na narrativa, segundo Benjamin (1987), a forma de responder as questões abertas e as entrevistas. Os sujeitos em questão são onze docentes alfabetizadoras oriundas de diferentes escolas que compõem a rede de ensino do município de Campinas. O tratamento dos dados foi inspirado na técnica de Análise de Conteúdo segundo Bardin (1977,2011). O fundamento teórico veio do entrecruzamento de diferentes autores que formulam reflexões sobre sociedade, escola, formação de professores e Programas de formação continuada, tendo como referenciais Chauí (2001), Sevcenko (2001), Saviani (1994, 2009, 2015), Nóvoa (1997), Perrenoud (1997), Nogueira e Catani (2013) e Charlot (2013), além de autores que estudaram alguns programas realizados em nível federal e/ou estadual, como o Profa, o Pró-letramento, o Letra e Vida e o “Ler e escrever”. Os resultados apontam que a maioria dos professores-sujeitos já conheciam práticas pedagógicas socializadas no PNAIC, uma vez que estas também haviam sido conteúdo dos programas de formação continuada que as precederam, do qual ou dos quais tais professoras tinham participado. Porém, foi através do PNAIC que essas professoras compreenderam melhor tais práticas já que realizavam reflexões teóricas diretamente relacionadas às atividades práticas pedagógicas que a teoria fundamentava. Além disso, aplicavam na sala de aula tais atividades e apresentavam os resultados ao grupo de formação, com mediação dos orientadores de estudos do grupo. Essa dinâmica teoria/prática permitiu a adesão e a incorporação de novos elementos didáticos na organização do trabalho pedagógico que realizam com seus alunos, o que, segundo elas próprias, ocasionou uma melhora significativa no processo de alfabetização que desenvolviam. Vale frisar que todos os sujeitos em questão reconhecem a importância da formação continuada.

Nome do Autor: Eliana Aparecida Barbos Boscolo
Nome do Orientador: Marilda da Silva
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BOSCOLO, Eliana Aparecida Barbos. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: resultados da experiência realizada em Campinas. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2016.