Abec

Abec


     

O ensino de História no ciclo de alfabetização das escolas municipais de Vitória da Conquista, Bahia (2010 – 2014)

O presente trabalho se ocupa do ensino de História no ciclo de Alfabetização, especificamente sobre o lugar dessa disciplina no processo de alfabetização de crianças no município de Vitória da Conquista/Ba (2010-2014). Analisamos o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa federal, que expressa a importância de um currículo diversificado para tal Ciclo, composto por todas as áreas que compõem o currículo, o uso desse Programa justifica no recorte temporal, pois analisamos nosso objeto antes e depois da adesão do município baiano ao PNAIC. Para isso, trabalhamos com professoras alfabetizadoras, coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (SMED) do município supracitado e coordenadores escolares. Analisamos a concepção de alfabetização desses profissionais, pois acreditamos que isso influi diretamente no sentido que dão à disciplina escolar História. Nesse sentido, analisamos também o currículo expresso e o currículo real destinados à disciplina em questão e à formação inicial e continuada das professoras alfabetizadoras. Utilizamos um diversificado corpus documental que inclui: documentos oficiais do Ministério da Educação relativos ao Ciclo que estudamos; currículos expressos e Plano Decenal de Educação de Vitória da Conquista/BA 2008-2018, projeto de quatro Cursos de Licenciatura em Pedagogia, planos de cursos e ementas da disciplina que trata da metodologia e ensino de História nos referidos cursos, questionário aplicado com os coordenadores da SMED e entrevistas transcritas realizadas com professoras alfabetizadoras e coordenadores escolares. Utilizamos pesquisadores clássicos que se dedicam ao ensino de História, tais como Abud (2007), Bittencourt (2009), Cerri (2011) e Fonseca (2009). Nosso trabalho está orientado pelos princípios da História Cultural e da metodologia oral e se baseia nos princípios da pesquisa qualitativa. Percebemos que a disciplina escolar História ainda ocupa um lugar coadjuvante no cenário do processo de alfabetização estrelado pelo dueto Língua Portuguesa e Matemática.

Nome do Autor: Isaac Cardoso Santos
Nome do Orientador: Vilma de Lurdes Barbosa e Melo
Instituição: Universidade Federal da Paraíba
Estado:Paraíba
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em História
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: História
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Isaac Cardoso. O ensino de História no ciclo de alfabetização das escolas municipais de Vitória da Conquista, Bahia (2010 – 2014). 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2016.