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O planejamento da prática pedagógica do professor alfabetizador: marcas da formação continuada (PNAIC)

O presente trabalho objetiva analisar repercussões da formação continuada desenvolvida no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na prática pedagógica – com foco no planejamento – de Professores Alfabetizadores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental e participaram, como cursistas, do referido programa. Instituído pela Portaria nº. 867/MEC, de 04/07/2012, o PNAIC consiste em uma política desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com os governos do Distrito Federal, de estados e municípios entre 2013 a 2015, com vistas à alfabetização de crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, o qual envolve, entre outros programas, a formação continuada de professores que atuam no Ciclo de Alfabetização. O percurso metodológico referendou-se nos princípios do Paradigma Qualitativo de Pesquisa, articulados às proposições da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky para a investigação dos processos humanos, e do dialogismo de M. Bakhtin, pertinente à pesquisa em Ciências Humanas. Tendo como lócus uma escola da rede pública da rede estadual, o estudo envolveu, como sujeitos participantes, duas Professoras que participaram da formação do PNAIC e atuam em turmas do 1º e 3º anos, respectivamente, a Coordenadora Pedagógica da escola citada e duas Orientadoras de Estudo, responsáveis, no âmbito do programa, por ministrar a formação junto aos Professores participantes da pesquisa. Os dados empíricos foram construídos mediante a realização de observações do tipo não participativo dos encontros/momentos de planejamento e/ou discussão da prática pedagógica na escola; de atividades realizadas em sala de aula bem como por meio de aplicação de questionários, entrevistas do tipo semiestruturada – individuais e coletivas, análise dos registros do planejamento das professoras e documentos do PNAIC – Cadernos de Formação. O percurso investigativo envolveu três eixos de discussão: a formação docente, em especial a formação continuada, o processo de alfabetização e o planejamento como parte da prática pedagógica e objeto de conhecimento em programas de formação. Compreendendo que o planejamento não se esgota na tomada de decisões e na elaboração de planos, mas como parte do processo de reflexão-ação-reflexão, buscamos encontrar marcas da formação continuada do PNAIC nos discursos das professoras, em registros-documentos dessa ação, assim como através das atividades realizadas em sala de aula, referentes às suas práticas. Diante de tais investigações, emergiram ações que por sua vez são relevantes na proposta de formação do PNAIC a saber, realização de diagnóstico permanente das crianças; consideração dos “Direitos de Aprendizagem de Língua Portuguesa” propostos como objetivos-conteúdos de ensino-aprendizagem na alfabetização; produção e utilização de recursos didáticos; desenvolvimento de modalidades organizativas – atividade permanente, projeto didático e sequência didática. A análise dos dados construídos possibilitou identificar marcas (indícios de repercussão) da formação desenvolvida no PNAIC nas práticas das professoras, envolvendo aspectos da organização/planejamento do trabalho pedagógico desenvolvdo na escola, onde se destacam, além de serem evidenciadas ações relacionadas, introdução de rotinas e espaços na sala de aula. O estudo, mesmo reconhecendo a não linearidade entre proposições de políticas e desenvolvimento de programas de formação e práticas de professores, aponta para a necessária garantia de condições de formação continuada dos referidos docentes, como um direito que integra seu desenvolvimento profissional e valorização social.

Nome do Autor: Paula Francimar da Silva Eleutério
Nome do Orientador: Denise Maria de Carvalho Lopes
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ELEUTÉRIO, Paula Francimar da Silva. O planejamento da prática pedagógica do professor alfabetizador: marcas da formação continuada (PNAIC). 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2016.