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De rótulos, carimbos e crianças nada especiais
Um diagnóstico da deficiência mental implica e se explica em uma série de alterações na vida de uma criança. A nível educacional, ela será isolada e rejeitada pelo sistema escolar regular e, a nível pessoal, poucas serão suas expectativas de sucesso. Pretende-se neste estudo questionar e refletir sobre estes e muitos outros aspectos que, direta ou indiretamente, interferem na trajetória destas crianças, tanto em instituições especializadas, como também no ensino regular. É uma narrativa do caminho percorrido por uma equipe de profissionais que conseguiu superar as dificuldades encontradas e modificar a imagem e aceitação de uma instituição especializada para deficientes mentais, junto à população e ao sistema escolar da região. A reintegração da criança marginalizada e rotulada no ensino escolar, torna-se um desafio, pois uma vez excluída, sua volta é cercada de mitos e discriminações´-e é a questão do desvio.
Nome do Autor: Maria Ângela Monteiro CorreaNome do Orientador: Cecilia Azevedo Lima Collares
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CORREA, Maria Ângela Monteiro. De rótulos, carimbos e crianças nada especiais. 1990. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1990.