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PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS EM FORMAÇÃO PELO PNAIC: ESTUDO DO USO DOS ACERVOS DE LEITURA

Esta investigação vincula-se ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis, (PPGEdu/CUR/UFMT), na linha de pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. Tem como tema central as práticas pedagógicas de professoras do ciclo de alfabetização, que participaram da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na área de Linguagem, em relação à utilização dos acervos de livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Obras Complementares e/ou Alfabetização na Idade Certa. Esse estudo qualitativo com abordagem sócio-histórica utilizou-se da entrevista, questionário, observação e análise documental como instrumentos de coleta de dados, com objetivo de analisar o diálogo entre as práticas pedagógicas de três professoras do ciclo de alfabetização, em três escolas estaduais de Rondonópolis, Mato Grosso, e a formação do PNAIC na área de Linguagem, com foco na utilização dos referidos acervos. À luz da teoria bakhtiniana, os conceitos de dialogismo, polifonia e alteridade são princípios fundantes e orientadores nesta pesquisa para análise da empiria. Diante disso, procurou responder: como são as práticas pedagógicas de professoras do ciclo de alfabetização, que participaram da formação do PNAIC na área de Linguagem, em relação à utilização dos acervos Obras Complementares e/ou Alfabetização na Idade Certa? A investigação revelou, por meio das entrevistas, que as alfabetizadoras apontaram mudanças em suas práticas depois da formação do PNAIC, pois se apropriaram de estratégias pedagógicas sugeridas pelo Programa. No período em que foram observadas suas aulas, elas proporcionaram a interação das crianças com os diversos gêneros textuais, tanto dos acervos do PNLD, como de outros do acervo pessoal e da escola, por meio da leitura deleite, sequência didática e como mote para produção de texto. Portanto, os textos foram utilizados com frequências variadas e com diferentes objetivos, em que foram trabalhadas a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), a leitura e a produção de texto.

Nome do Autor: Regiane Pradela da Silva Bastos
Nome do Orientador: Canciolina Janzovski Cardoso
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Estado:Mato Grosso
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BASTOS, Regiane Pradela da Silva. PRÁTICAS DE ALFABETIZADORAS EM FORMAÇÃO PELO PNAIC: ESTUDO DO USO DOS ACERVOS DE LEITURA. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2016.