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PNAIC: UMA ABORDAGEM CRÍTICA-REFLEXIVA SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA NO PROGRAMA E AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM MONTE NEGRO/RO

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal firmado entre governo federal, estados e municípios que visa assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Este programa destina-se, desde 2013, à formação continuada de professores alfabetizadores. Esta pesquisa objetivou analisar criticamente o papel do Programa PNAIC com enfoque em Língua Portuguesa, que foi implementado em 2013, sua efetividade e contribuições para a formação do professor, em escolas da rede municipal de Monte Negro - Rondônia. O referido Programa teve como principal referência o Programa Pró Letramento e consistiu em encontros de estudos e atividades práticas conduzidas pelos orientadores de estudo, que receberam formação geral através das universidades, neste caso, a Universidade Federal de Rondônia. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu no ano de 2015, em dois momentos: o primeiro deu-se através de levantamento bibliográfico para estudar as bases teóricas e documentos legais relacionados ao referido programa. No referencial teórico, apresentou-se uma contextualização da história da educação no Brasil através das épocas históricas, demonstrando que a educação brasileira predominantemente esteve vinculada aos interesses da classe dominante. Para tanto, utilizamos os autores: Azevedo (1976), Falcon (1993), Ribeiro (1998) entre outros; em seguida, abordou-se o tema formação de professores, baseado principalmente nos autores; Nóvoa (1995), Schon (2000), Pimenta (2002) e Alarcão (2003). Na sequência, apresentou-se a história dos métodos de alfabetização à luz do que apresentam: Soares (1999), Ferreiro (2001), Mortatti (2006). Finalizando o referencial teórico apresentou-se a parte teórica do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC através de seus documentos, cadernos de formações e marcos regulatórios para possíveis comparações práticas. Prosseguindo a pesquisa realizou-se a parte empírica em duas escolas públicas municipais, sendo uma urbana e outra rural, localizadas em Monte Negro/RO. Para a coleta de dados utilizou-se como instrumentos questionários com as treze professoras participantes e entrevista com a orientadora de estudos, os mesmos objetivaram levantar informações sobre suas concepções e práticas a respeito do referido Programa. Assim, as categorias de análise da Pesquisa referem-se principalmente: à Logística e a estrutura de apoio ao Programa; a qualidade e utilização dos materiais de apoio ofertado pelo MEC para realização de atividades nas salas de aula (livros literários e jogos pedagógicos); a contribuição do curso PNAIC nas práticas docentes; o recebimento de bolsas de estudo; cantinho da leitura; promoção automática do aluno e critérios de avaliação utilizados pelos docentes a partir da prática do PNAIC. A presente pesquisa teve como foco responder a seguinte questão norteadora: A formação oferecida através do PNAIC contribuiu efetivamente para a prática docente? Após a análise de dados, concluiu-se que, o Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC contribuiu muito para as reflexões e práticas docentes no ato de alfabetizar, pois, além das formações, os cursistas precisavam desenvolver em suas turmas a prática aprendida, o que propiciou um processo reflexivo contínuo, no qual os professores consideraram a necessidade de estar sempre inovando e utilizando diferentes metodologias/estratégias para garantir o acesso dos alunos aos direitos de aprendizagem preconizados pelo PNAIC e a construção dos conhecimentos dos mesmos. Um fator desfavorável a ser considerado a partir dos resultados da pesquisa é que nem todos os docentes continuaram a implementar e utilizar o que aprenderam coletivamente durante o Programa e após o término do mesmo.

Nome do Autor: Jozeila Bergamo
Nome do Orientador: Wendell Fiori de Faria
Instituição: Universidade Federal de Rondônia
Estado:Rondônia
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BERGAMO, Jozeila. PNAIC: UMA ABORDAGEM CRÍTICA-REFLEXIVA SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA NO PROGRAMA E AS CONTRIBUIÇÕES DESTE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM MONTE NEGRO/RO. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Rondônia, Rondônia, 2016.