Abec
Abec
AÇÕES E IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS: UM ESTUDO DE CASO
Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal é “Analisar as ações e os impactos relacionados ao Programa de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no município de Caxias do Sul-RS”. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos do método estudo de caso. A coleta de informações foi feita a partir da aplicação de questionário com perguntas abertas e entrevista semiestruturada as Coordenadoras Locais do município. Para embasar a escrita, utilizei, Leis, Resoluções e Pareceres sobre a Formação Continuada de professores no Brasil e obras de autores como: Libâneo (2012), Antunes (2011), Nóvoa (1992), Freire (1983, 1987), entre outros. A análise foi fundamentada em documentos oficiais referentes ao Programa, bem como nos autores citados. Entendo que as ações de Formação Continuada de professores do município de Caxias do Sul estão integradas à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e está apoiada em uma proposta de gestão participativa. No contexto da pesquisa, me deparei com impactos positivos de valorização do professor e com limites e discussões similares a de outros estados brasileiros. Afirmo que as ações de Formação Continuada desenvolvidas pelo município de Caxias do Sul vêm ao encontro da proposta apresentada pelo Ministério da Educação (MEC), para o desenvolvimento da Formação Continuada PNAIC, que está relacionada à Política Nacional de Formação e valorização dos profissionais da educação no Brasil. Acredito que a Formação Continuada é a condição para a aprendizagem permanente e para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional de professores. Assim, o sistema e as políticas educativas precisam introduzir estratégias que acompanhem a formação no cotidiano da sala de aula, no sentido de potencializar ao professor a reflexão de seu trabalho.
Nome do Autor: Elizandra Aparecida Nascimento GelochaNome do Orientador: Helenise Sangoi Antunes
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GELOCHA, Elizandra Aparecida Nascimento. AÇÕES E IMPACTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL-RS: UM ESTUDO DE CASO. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2016.