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Gêneros e sexualidades no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: discutindo pedagogias culturais e estratégias de governamentalidade

Esta pesquisa tem como objetivo analisar se/como as discussões sobre os gêneros e as sexualidades estão sendo apresentadas dentro do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Programa destinado à alfabetização das crianças a partir de seis anos e, também, à formação continuada de professoras/es alfabetizadoras/es, que atuam nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, constituindo o ?Ciclo de Alfabetização?. Nossa proposta é investigar nos materiais selecionados as possibilidades de discutir temas relacionados aos gêneros e as sexualidades, no espaço da sala de aula. Utilizamos a pesquisa documental como metodologia para a seleção dos artefatos – Manual do PNAIC, o Material de Formação de Professores e as obras de literatura infantil do Acervo Complementar. Para análise e discussão dos dados utilizamos a Análise Cultural, pois nos permite comtemplar a cultura como uma produção social delineada pelas transformações contemporâneas, além de entender os materiais do PNAIC como artefatos culturais e realizar análises a partir de suas representações e discursos. Buscamos dialogar com autoras/es como Hall, Silva, Louro, Scott, Veiga-Neto, entre outros, que nos possibilitaram pensar e refletir sobre feminilidades, masculinidades, artefatos culturais, pedagogias culturais, gêneros, sexualidades e infâncias. Entendemos nesta pesquisa os materiais analisados como artefatos culturais, os quais (re)produzem e veiculam representações de gêneros e sexualidades, ensinando modos de ser menina, menino, homem, mulher. Nas análises, visamos discutir sobre essas possibilidades que os artefatos selecionados nos oferecerem para tratar das discussões de gêneros e sexualidades, e ainda pensar em estratégias para uma educação para a sexualidade no espaço escolar. A partir da leitura dos materiais de apresentação que compõem o Programa, observou-se que o Manual do PNAIC apresenta em sua estrutura uma atenção sobre as questões transversais que permeiam os currículos escolares, principalmente dos Anos Iniciais. Com uma proposta de currículo multicultural, descrevem sobre a valorização de especificidades, sejam elas culturais, linguísticas, étnicas ou de gênero. Este material visa discutir e oportunizar subsídios e temas que proporcionam pensar e refletir sobre a diversidade presente na sala de aula e no espaço escolar, a fim de garantir um currículo cultural em que a valorização da diferença e da diversidade seja visibilizada. Entretanto, mesmo que as temáticas não estejam contempladas nos objetivos do programa, as possibilidades de promover as discussões sobre os gêneros e as sexualidades por meio dos livros, oportuniza à/ao professora/or abordar e trabalhar com essas temáticas em suas aulas, e dessa forma proporcionar uma reflexão sobre as práticas de subjetivação e discurso normativos referentes às caraterísticas destinadas à sexualidade e ao gênero. Contudo, concluímos que, na medida em que as discussões sobre os gêneros e as sexualidades estejam presentes no currículo e no ambiente escolar a partir destes materiais, é possível criar espaços em que se oportunize às crianças pensar e refletir sobre essas temáticas, como também podem vir a auxiliar as/os professoras/es na promoção de uma educação para a sexualidade.

Nome do Autor: Ariana Souza Cavalheiro
Nome do Orientador: Joanalira Corpes Magalhães
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CAVALHEIRO, Ariana Souza. Gêneros e sexualidades no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: discutindo pedagogias culturais e estratégias de governamentalidade. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2016.