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Ensino sistemático da linguagem escrita e sistematicidade: o que dizem os materiais de formação continuada e professores alfabetizadores do 3º ano?

A presente dissertação de mestrado vinculada à linha de pesquisa Sujeitos, Saberes e Processos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo desenvolve uma discussão acerca da sistematicidade no ensino da linguagem escrita no 3º ano do ensino fundamental. Tal interesse deve-se aos poucos estudos sobre tal conceito e à recorrência de termos como ?sistematização?, ?trabalho sistemático? e ?momentos de sistematização? nos programas de formação continuada do Pró-Letramento (2007) e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012). Para aprofundamento das discussões, partimos do objetivo geral de compreender o processo de sistematicidade no ensino da linguagem escrita nos anos iniciais do ensino fundamental relacionado aos programas de formação continuada de alfabetizadores. Assim, delimitamos dois objetivos específicos (i) analisar como emerge o processo da ?sistematicidade? relacionado ao ensino da linguagem escrita pelos materiais de formação continuada dos programas do Pró-Letramento e do PNAIC; (ii) identificar como os professores interpretam alguns trechos dos materiais de formação continuada que têm relações sobre o processo da ?sistematicidade? do ensino da linguagem escrita. Com o intuito de contextualizar o objeto de estudo deste trabalho, foi traçada uma panorâmica do período histórico que decorre de 1980 até 2012, notável pelas problematizações referentes às questões de métodos no ensino da linguagem escrita e sua articulação com os programas de formação continuada para os professores alfabetizadores. A pesquisa qualitativa assume uma abordagem sócio-histórica de cunho interpretativo ao relacionar os estudos do campo da linguagem com a educação, neste sentido, para alcançar os objetivos propostos utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: (I) análise documental do Fascículo 1 do Pró-Letramento e Cadernos de Estudo (Unidades 3 e 6 dos anos 1,2 e 3) do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa; (II) Rodas de Conversa com professores alfabetizadores dos 3º anos do ensino fundamental. As Rodas de Conversa foram realizadas no segundo semestre de 2015 no município de Itaquaquecetuba/SP, durante quatro quartas-feiras. Os materiais de formação continuada analisados evidenciaram com recorrência a necessidade de um ensino intencional, explícito e sistemático dando a compreensão à sistematicidade, ou seja, as fontes documentais primam pela organização do trabalho pedagógico em sequências didáticas e projetos que demandam tempo cronológico para tal organização. O fascículo 1: Capacidades linguísticas: alfabetização e letramento do PL frisa a organização do trabalho pedagógico com sistematicidade na construção do conhecimento da linguagem escrita de maneira sistemática, oportunizando o princípio de progressão (introduzir, trabalhar sistematicamente, consolidar e retomar). A unidade 3 do PNAIC destina à discussão da apropriação do sistema de escrita alfabética com sistematização em um processo gradativo. A unidade 6 do PNAIC discorre sobre o planejamento da alfabetização em um ensino da linguagem escrita de maneira sistemática. As rodas de conversas dialogam com as discussões presentes nas interpretações dos documentos perfazendo um estudo epistemológico sobre a sistematização e sistematicidade no ensino da linguagem escrita, com as quais os professores alfabetizadores afirmaram a necessidade do ensino da linguagem escrita possuir intencionalidade, objetividade, conhecimento docente, conduzindo a sistematicidade e sistematização.

Nome do Autor: Rodrigo da Silva Guedes
Nome do Orientador: Clécio dos Santos Bunzen Júnior
Instituição: Universidade Federal de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUEDES, Rodrigo da Silva. Ensino sistemático da linguagem escrita e sistematicidade: o que dizem os materiais de formação continuada e professores alfabetizadores do 3º ano?. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.