Abec

Abec


     

O espaço do livro literário nas práticas de alfabetização do 1º ano do ensino fundamental

Esta pesquisa procurou analisar qual espaço é dado ao livro literário na alfabetização, em classes de 1º ano da rede Municipal de Rio Verde. O objetivo principal é analisar o espaço que o livro literário tem ocupado nas práticas docentes dos professores alfabetizadores do 1º ano que participaram de formação continuada oferecida pelo MEC nos últimos dez anos, em especial no PNAIC. Pretendeu-se também investigar os procedimentos metodológicos de professores alfabetizadores no trabalho com o livro literário; perceber se os programas de formação de alfabetizadores influenciam as práticas docentes em relação ao uso do livro literário e observar como (e se) os alfabetizadores aplicam as concepções teóricas que adquiriram na formação continuada sobre a importância da literatura infantil durante a alfabetização. A abordagem metodológica usada inclui uma pesquisa qualitativa tendo como principais instrumentos de coleta de dados, entrevistas, questionários e observações da prática das professoras colaboradoras. Nove professoras de seis escolas da região norte da cidade de Rio Verde-GO foram as participantes da pesquisa. Os resultados apontam para mudanças na postura do alfabetizador advindas da formação. Percebeu-se também que existe um espaço para o trabalho com a literatura como fruição, no entanto, esse espaço não é delimitado e por vezes é bastante fragmentado, pois o livro literário tem sido um suporte bastante utilizado para a aquisição da tecnologia da leitura e da escrita, numa prática caracterizada como híbrida, isto é, que apresenta concepções inovadoras mescladas por práticas tradicionais.

Nome do Autor: Meire Cristina Costa Ruggeri
Nome do Orientador: Maria Aparecida Lopes Rossi
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Estado:Goiás
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RUGGERI, Meire Cristina Costa. O espaço do livro literário nas práticas de alfabetização do 1º ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2016.