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Entre urdiduras e tramas: tecendo reflexões sobre leitura, literatura e (trans)formação continuada de professores alfabetizadores

Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar possíveis contribuições da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no que diz respeito ao letramento literário no contexto escolar, no município de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Esta recente política educacional, decorrente de outras reformas e políticas públicas observadas no contexto brasileiro, apresenta-se como uma estratégia para solucionar a questão da alfabetização, especialmente de crianças das classes populares. As ações dessa política se estruturam em quatro eixos: Formação Docente, Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Gestão, Controle e Mobilidade Social. Neste trabalho, destacamos o foco na formação continuada de professores alfabetizadores, defendida como “eixo estratégico”, e as ações voltadas para a leitura, como o investimento no envio de livros para as escolas e a ênfase em propostas pedagógicas voltadas para o trabalho com a leitura literária. A pesquisa articula-se a uma discussão que busca integrar categorias dos campos de estudos da formação continuada de professores, do letramento e letramento literário no contexto escolar, tomando como ponto de partida a prática docente, investigada numa perspectiva dialógica. Consideramos a hipótese de que tais discussões precisam estar presentes nos processos de formação de professores, incluindo a leitura crítica dos materiais destinados à formação, uma vez que estas podem incidir sobre a prática docente. A partir desta aposta, a pesquisa intencionou observar como são realizadas as propostas de leituras do material formativo e como a leitura literária é vivenciada nos encontros de formação continuada destinados aos professores que atuam no ciclo de alfabetização no município de Niterói. O trabalho de análise discursiva, ancorado na perspectiva bakhtiniana, focalizou-se em alguns documentos basilares e materiais de referência para a formação elaborados por esta política educacional, com o intuito de observar os discursos e as concepções teóricas e metodológicas que balizam a formação docente e as propostas que visam o letramento literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Entrelaçadas a esse estudo, estão análises dos discursos de duas professoras Orientadoras de Estudo – que atuam como formadoras – e três professores alfabetizadores – que vivenciaram esta experiência nos anos de 2013 a 2015. Alguns conceitos fundamentais para a estruturação desse trabalho têm a ancoragem teórica em Bakhtin (2011, 2014), Andrade (2007, 2009, 2011, 2014), Tardif (2009); Tardif; Lessard (2008, 2011), Nóvoa (2009), Cosson (2006, 2012), Corsino (2010, 2014), Soares (2009, 2012), entre outros. As análises apontam para a necessidade de constituição de espaços dialógicos de formação docente que possibilitem uma leitura crítica do material a essa destinado e nos quais a vivência da leitura literária possa ser apresentada não como pretexto, mas como um direito (CANDIDO, 1995).

Nome do Autor: Fernanda de Araújo Frambach
Nome do Orientador: Ludmila Thomé de Andrade
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FRAMBACH, Fernanda de Araújo. Entre urdiduras e tramas: tecendo reflexões sobre leitura, literatura e (trans)formação continuada de professores alfabetizadores. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.