Abec

Abec


     

O PNAIC e a formação continuada da professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Medianeira

Este estudo objetivou analisar a proposta de formação continuada do PNAIC aos professores alfabetizadores que atuam no 3º ano da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Medianeira - Paraná - Brasil. Buscou-se, por meio dos enunciados concretos dos sujeitos participantes desta formação no município, as suas percepções sobre as fragilidades e contribuições do PNAIC para práticas mais consequentes para a promoção do ensino da leitura e da escrita. A pesquisa teve foco na área de Língua Portuguesa. O estudo abrangeu a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Para fundamentarmos nosso estudo buscamos teóricos que têm produzido estudos no Brasil acerca da alfabetização e das questões que envolvem a linguagem e alfabetização: Mortatti (2000,2008), Soares (1985, 2002, 2003, 2004), Kleiman (1995), Klein (1997), Geraldi (2000,2014), Brotto (2008, 2009, 2013) e outros. Os teóricos de base que fundamentam nossas análises são da perspectiva teórico-metodológica de linguagem do círculo bakhtiniano, e da perspectiva Histórico-Cultural de desenvolvimento humano baseado nos postulados de Vygotski (1997). A pesquisa de campo ocorreu com os sujeitos que atuam junto às 27 turmas de 3º Ano, e perfazem um total de 18 professoras, sendo 14 professoras que atuam nas salas de aula e quatro, que atuam na Secretaria Municipal de Educação na função de coordenadora pedagógica, as quais são orientadoras de estudos do PNAIC no Município. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista, com gravações em áudio, seguindo um roteiro com questões semiestruturadas. A metodologia de tratamento dos dados ocorreu por meio da análise do discurso presente nos enunciados dos sujeitos, em que elegemos as categorias de análises polifonia ou plurivocalidade, tema e dialogismo, fundamentada na perspectiva teórico-metodológica de linguagem Bakhtin/Volochínov ([1929], 2014). Por meio da pesquisa junto às professoras alfabetizadoras, essas demonstraram que o PNAIC ofereceu possibilidades para a promoção do ensino e da leitura, como também demonstraram quem é o sujeito constituído professor alfabetizador de Medianeira. Ele reflete e refrata a formação continuada do contexto brasileiro e os dados podem ser utilizados para uma análise mais ampla do PNAIC.

Nome do Autor: Cleonilde Fátima Wagner
Nome do Orientador: Ivete Janice de Oliveira Brotto
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: WAGNER, Cleonilde Fátima. O PNAIC e a formação continuada da professora alfabetizadora da rede municipal de ensino de Medianeira. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2017.