Abec
Abec
As concepções dos professores de uma escola de Ladário/ MS sobre as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na perspectiva da teoria crítica
Esta pesquisa tem por objetivo conhecer as concepções dos professores de uma escola de Ladário/MS sobre a implantação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no que diz respeito à organização do seu trabalho docente, em relação aos quatro eixos que sustentam o PNAIC, e analisá-las sob a perspectiva da Teoria Crítica da Sociedade. Os quatro eixos fundantes do PNAIC que nortearam as entrevistas são: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas; e Gestão, mobilização e controle social em suas práticas pedagógicas. Adotou-se uma abordagem qualitativa, à luz da Teoria Crítica, fundamentada, sobretudo, nas obras de Theodor W. Adorno, com os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica do que já foi publicado sobre o tema da pesquisa; entrevista semiestruturada e narrativas realizadas com quatro professores que participaram do PNAIC em 2015 e que atuam em classes de alfabetização; análise dos documentos legais oriundos do governo federal e documentos internacionais que sustentam os objetivos do PNAIC; e estudos filosóficos sobre a Escola de Frankfurt. Segundo as análises, apesar de o PNAIC ter sido imposto aos professores, recebeu avaliação positiva, por ter trazido um diferencial na metodologia usada em sala de aula. Para os professores entrevistados, o ponto negativo foi o fato de não terem sido questionados sobre as suas necessidades formativas e as dificuldades em sala de aula, além da participação involuntária nas formações do PNAIC oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação. A conclusão da pesquisa é que é necessário elaborar o passado, para que não se cometam barbáries educacionais contra os professores. O professor deve ter autonomia para discernir o caminho que deseja trilhar na busca dos seus conhecimentos.
Nome do Autor: Crisley Monteiro de MonteiroNome do Orientador: Isabella Fernanda Ferreira
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Estado:Mato Grosso do Sul
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MONTEIRO, Crisley Monteiro de. As concepções dos professores de uma escola de Ladário/ MS sobre as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na perspectiva da teoria crítica. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, 2017.