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O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: sentidos da alfabetização no Brasil

A presente dissertação tem como objetivo realizar, por meio da história da educação, uma retrospectiva dos papéis da alfabetização, relacionando a alfabetização com o cenário político e social de cada período histórico e com os diferentes sentidos que o domínio da leitura e da escrita receberam na história do Brasil. Contextualiza as dificuldades enfrentadas pelo país para alfabetizar todos das novas gerações e relaciona este desafio à formação docente. Realiza também uma explanação da política pública denominada Pacto da Alfabetização da Idade Certa - PNAIC, programa de formação docente do governo federal, discutindo suas possiblidades e limites para atingir a meta estabelecida de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Por meio do estudo dos referenciais teóricos e da leitura crítica dos documentos, cadernos, portarias de orientação desse programa e das análises de dados disponíveis, verifica que as políticas implantadas no país para alfabetização de todos não surtiram os efeitos almejados, o país ainda conta com milhares de adultos, jovens e crianças analfabetas.

Nome do Autor: Aparecida Ferreira da Silva Gutierrez
Nome do Orientador: Vania Regina Boschetti
Instituição: Universidade de Sorocaba
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: GUTIERREZ, Aparecida Ferreira da Silva. O Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa: sentidos da alfabetização no Brasil. 2017. Dissertação de Mestrado (PG em Educação) - Universidade de Sorocaba, São Paulo, 2017.