Abec

Abec


     

Formação continuada de professores e qualidade do ensino: um estudo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/Nova Iguaçu/RJ

O presente trabalho emergiu das minhas experiências pessoais como professora da rede municipal de educação de Nova Iguaçu e, sobretudo, das vivências como orientadora de estudo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), uma política do Governo Federal que objetiva alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do Ciclo de Alfabetização. Tais experiências impulsionaram a escolha do objeto de pesquisa: as contribuições do PNAIC para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro. Nesse sentido, meu objetivo principal foi analisar as ações do PNAIC em desenvolvimento no município de Nova Iguaçu, com o intuito de identificar os impactos desta política pública na melhoria da qualidade do ensino no município. Os objetivos específicos foram revelar a concepção dos Professores Alfabetizadores, do coordenador local e dos gestores da Secretaria de Educação sobre as contribuições do Pacto para a melhoria da qualidade do ensino no município; as principais dificuldades encontradas pelos Professores Alfabetizadores no curso de formação continuada do PNAIC; e os possíveis impactos nos indicadores educacionais que avaliam o desempenho escolar dos alunos em processo de alfabetização na rede municipal de educação de Nova Iguaçu. No âmbito da abordagem do ciclo de políticas, perspectiva teórica e metodológica de investigação, o referencial teórico abordou estudos sobre as políticas de melhoria da qualidade do ensino a partir dos anos 1980; as diferentes concepções de qualidade educacional que se interpõem às políticas educacionais implementadas; e as perspectivas sobre formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. No intuito de atingir os objetivos, optei pela pesquisa de abordagem quanti-qualitativa e utilizei como instrumento de coleta de dados o questionário, aplicado a 31 Professores Alfabetizadores; a entrevista semi-estruturada com o coordenador do Pacto no município e com um gestor da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu; e a observação participante no curso de formação do PNAIC. Os resultados da pesquisa indicaram que o Pacto tem trazido boas contribuições para a prática dos professores e para o processo de ensino-aprendizagem no Ciclo de Alfabetização, o que, de certa forma, tem promovido impacto positivo nos dados educacionais do município. No entanto, obseva-se que uma série de características locais encontradas, tais como a falta de recursos materiais nas escolas, a impossibilidade de participação dos professores no curso em horário de trabalho, o excesso de alunos por sala e o autoritarismo vivenciado dentro das escolas do município que dificultam a aplicabilidade do Programa e a busca por resultados ainda melhores nos índices educacionais.

Nome do Autor: Letícia da Silveira Espindula Toi Shi
Nome do Orientador: Lilian Maria Paes de Carvalho Ramos
Instituição: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SHI, Letícia da Silveira Espindula Toi. Formação continuada de professores e qualidade do ensino: um estudo sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/Nova Iguaçu/RJ. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.