Abec

Abec


     

Formação continuada de professores para atender ao programa nacional de alfabetização na idade certa no município de Lages-SC

Esta pesquisa teve por objetivo identificar a contribuição da formação continuada oferecida por meio do Pacto Nacional de Alfabetização na idade Certa (PNAIC), política pública que tem como meta alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade ou até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Essa política foi instituída na Secretaria de Educação Municipal de Lages-SC no ano de 2013. A pesquisa partiu da pergunta: Como acontece a formação continuada de professores no município de Lages para atender às políticas públicas do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa? A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada, por meio de entrevista semiestruturada contendo em sua estrutura nove perguntas, com cinco professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino. A leitura dos dados seguiu como método a análise discursiva de Moraes e Galiazzi (2014). Para compreender o campo empírico e a formação PNAIC, foi realizado estudo dos cadernos de Alfabetização em Língua Portuguesa do curso de formação para professores alfabetizadores e legislações pertinentes ao Pacto (BRASIL, 1996, 2012; 2013). Buscamos subsídios em documentos legais, de políticas públicas e bibliográficos. Destas fontes, destacamos: Freire (2015), Garcia (1998), Nóvoa (2002), Tardif (2002), Soares (2003), Morttati (2010) e Saviani (2013). Com o intuito de colaborar de forma significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças que não conseguem ser alfabetizadas na “idade certa”, buscamos descrever os avanços e perspectivas das alfabetizadoras em questão, a partir da formação oferecida pelo PNAIC. Os resultados apontam que o Programa advém de outras políticas públicas educacionais com moldes semelhantes, sendo, portanto, uma proposta mais concreta. Em comparação com outras políticas municipais de formação de professores, a ofertada por meio do PNAIC foi avaliada positivamente. Possibilidade de discussão, diálogo, propostas de atividades e reflexão sobre a prática pedagógica foram os elementos que sobressaíram nas falas das entrevistadas. Entende-se a necessidade de pesquisas com alunos para identificar se o PNAIC alcançou êxito com os alunos que ingressaram no primeiro ano em 2013 e finalizaram o terceiro ano em 2015, para que se possa comparar a avaliação da formação com o resultado da prática pedagógica.

Nome do Autor: Ana Paula Mabilia
Nome do Orientador: Lurdes Caron
Instituição: Universidade do Planalto Catarinense
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MABILIA, Ana Paula. Formação continuada de professores para atender ao programa nacional de alfabetização na idade certa no município de Lages-SC. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense, Santa Catarina, 2017.