Abec

Abec


     

Relações entre apreciação estética e o uso de sequências didáticas no processo de alfabetização e formação da criança leitora

Este estudo está vinculado ao grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) e à linha de pesquisa Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/ UFMT/ CUR/). Nesse sentido, busca discutir como os professores alfabetizadores indicam o uso da obra literária em sequências didáticas. Para isso, foram analisadas sequências didáticas elaboradas por professores alfabetizadores participantes do programa de formação de professores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no Estado de Mato Grosso. O material foi coletado através de análise preliminar dos anais dos seminários de encerramento dos cursos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso (anos de 2013, 2014 e 2015), com a leitura de um mil e treze (1.013) resumos de orientadores de estudo, contendo, dentre outras informações, relatos de experiências de professores alfabetizadores a partir do trabalho com sequência didática. Considerando o foco desta pesquisa, foram selecionados cinquenta e três (53) resumos que mencionaram o trabalho e/ou proposições de sequências didáticas e abordaram a inclusão de obras literárias. O passo seguinte foi estabelecer contato com os autores destes resumos, por meio de e-mail e telefonema, sendo que quinze (15) deles enviaram documentos em resposta, incluindo sequências didáticas efetivamente trabalhadas e outras que foram propostas, mas não necessariamente postas em prática, além de outros materiais. A partir desse material recebido, foi iniciada a fase de análise dos dados, com a categorização destes e tratamento para a interpretação. A metodologia da pesquisa é classificada como Análise de Conteúdo, utilizando, como referencial teórico, os trabalhos de Bardin (2002), Bakhtin (2011), Coelho (2002), Cosson (2006), Cunha (1994), Schneuwly; Dolz (2004), Zabala (1998), Zilberman (2003), dentre outros autores que também ajudam a abordar a apreciação estética da obra literária e o conceito de sequência didática. Deste modo, a investigação busca instigar educadores e escritores a refletir sobre a obra literária infantil, tendo em vista que se trata de uma fonte de conhecimento cultural, histórico, social que contribui na formação da criança e ampliação do conhecimento de mundo.

Nome do Autor: Júlia Emanuelly de Oliveira
Nome do Orientador: Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Estado:Mato Grosso
Ano Publicação: 2017
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: OLIVEIRA, Júlia Emanuelly de. Relações entre apreciação estética e o uso de sequências didáticas no processo de alfabetização e formação da criança leitora. 2017. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2017.