Abec

Abec


     

ADESÃO… POR QUE NÃO? REFLEXÕES SOBRE OS MOTIVOS DA NÃO ADESÃO DOS PROFESSORES AO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE

Este trabalho é fruto de estudos e reflexões realizados no decorrer do curso de mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Programa de Pós-graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em convênio com a prefeitura da cidade do Recife. Nele propomos realizar uma análise, sobre os motivos que contribuíram para a não participação dos professores da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER), Pernambuco, na formação do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) no período de 2013 a 2015. A presente pesquisa tem dois objetivos principais. O primeiro é compreender os motivos da não adesão dos professores de duas escolas, em suas duas dimensões: a não inscrição no Programa e a desistência após o início da formação. O segundo objetivo é propor um Plano de Ação Educacional (PAE) a partir dos dados produzidos pela pesquisa de campo e documental, que intervenha nas razões e causas da não inscrição e da desistência, visando fortalecer a execução do Programa. A metodologia utilizada para realização desta pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Para investigação recorremos aos documentos oficiais que retratam dados sobre a participação dos professores na formação, assim como a sistematização da consulta realizada aos docentes sobre os motivos da não participação. Além disso, realizamos entrevistas com os 12 professores e com a equipe de gestão escolar de duas escolas que representam a Rede. Entrevistamos ainda a coordenadora municipal do Pnaic, responsável pelas ações do Programa no município. A análise dos dados evidenciou fatores que estão interferindo na possibilidade de uma participação mais efetiva, apontaram questões não somente voltadas para o interesse do professor, como também nos trouxe elementos vinculados à gestão do Programa no que diz respeito a implementação da formação continuada. Por conseguinte, sugerimos uma proposta de intervenção, o Plano de Ação Educacional, que aponta possíveis soluções para inverter esse quadro, não somente em relação às formações do Pnaic, mas também em outras propostas pela Rede Municipal de Ensino do Recife.

Nome do Autor: Gisélia das Neves Batista Chaves
Nome do Orientador: Elisabeth Gonçalves de Souza
Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2016
Curso: PG em Gestão e Avaliação da Educação Pública
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CHAVES, Gisélia das Neves Batista. ADESÃO… POR QUE NÃO? REFLEXÕES SOBRE OS MOTIVOS DA NÃO ADESÃO DOS PROFESSORES AO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE. 2016. Dissertação de Mestrado (PG em Gestão e Avaliação da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2016.