Abec

Abec


     

Processo de reconstrução dos planos de estudos dos anos iniciais em uma escola pública a partir dos direitos de aprendizagem

Este relatório crítico reflexivo apresenta a análise final do projeto de intervenção realizado em uma escola estadual de ensino médio, na cidade de Pelotas, envolvendo professores do ensino fundamental anos iniciais e equipe pedagógica da instituição. O projeto foi realizado entre os meses de março e julho de 2016, dentro dos espaços destinados as reuniões pedagógicas na escola. Tem por objetivo principal a reestruturação dos planos de estudos dos anos iniciais a partir dos direitos de aprendizagem dos estudantes. A primeira parte do relatório apresenta o referencial teórico que compõem a pesquisa, bem como marcos históricos e aportes legais sobre anos inicias, currículo, ciclo de alfabetização, ensino fundamental de nove anos, planos de estudos, avaliação e políticas de formação docente. A metodologia é composta da descrição do método da intervenção, do contexto da aplicação do instrumento diagnóstico e sua forma de aplicação, da análise dos dados diagnósticos, da caracterização dos sujeitos da pesquisa, das estratégias de ações para o projeto de intervenção, intituladas de “Rodas de Formação” e a descrição dos encontros e ações de formação, do método de avaliação da intervenção, através de instrumentos metodológicos específicos para esse fim.

Nome do Autor: Patrícia Pinho Contreira
Nome do Orientador: Ana Cristina da Silva Rodrigues
Instituição: Universidade Federal do Pampa
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2016
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: , Patrícia Pinho Contreira. Processo de reconstrução dos planos de estudos dos anos iniciais em uma escola pública a partir dos direitos de aprendizagem. 2016. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, 2016.