Abec

Abec


     

A leitura no 5º ano do ensino fundamental: uma contribuição para o desenvolvimento da competência leitora na rede municipal de ensino de Lapão/BA

Este trabalho apresenta como título, A leitura no 5º ano do Ensino Fundamental: uma contribuição para o desenvolvimento da competência leitora na Rede Municipal de ensino de Lapão/Bahia. O texto contempla discussões sobre a prática da leitura dos estudantes da Rede, problematizada na questão: o que tem provocado o baixo desempenho em leitura dos estudantes no ciclo complementar da alfabetização? Assim, para a realização da pesquisa que norteou o projeto de intervenção, adotou-se como objetivo geral: analisar o nível de competência leitora dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de ensino de Lapão e, como objetivo do projeto de intervenção: instituir uma política de formação de leitores, especialmente para os profissionais que atendem as turmas do 4º e 5º ano, nas escolas municipais. O processo de investigação iniciou-se pela trajetória da pesquisadora como professora da rede no percurso formativo do mestrado profissional de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2018, especialmente nas escolas Antônio Matos Filho e Vital da Silva Dourado, localizadas no distrito de Aguada Nova, município de Lapão/Bahia. Fizeram parte desse processo de investigação 14 professores graduados em pedagogia da rede de ensino que se dispuseram a participar de forma ativa e colaborativa como sujeitos da pesquisa. A metodologia está referendada na fenomenologia-hermenêutica e a partir dela, elegeu-se a pesquisa qualitativa descritiva. Com inspiração no grupo focal como método da abordagem qualitativa, foi definido que os dados da pesquisa seriam obtidos por meio de “grupos de diálogos” que representaram uma potente ferramenta para obtenção de dados. Aplicou-se esse dispositivo uma vez que as informações foram trazidas por meio de interações entre os participantes. Para provocar reflexões sobre as práticas de leitura e dialogar com os professores, quatro proposições nortearam os diálogos. Para além dos grupos de diálogos, foram realizadas observações sistemáticas envolvendo visitas no lócus da pesquisa a partir das quais foi possível identificar e analisar alguns fatores decisivos sobre como a leitura vem sendo trabalhada nas escolas pesquisadas. Identificou-se então que a diferença entre os níveis de competência leitora nas duas escolas pesquisadas pode estar associada a fatores como a falta de monitoramento dos resultados de leitura, tempo pedagógico fragmentado, acervo literário restrito, falta de espaço específico para atividades de leitura, participação restrito da família, processo de ensino e aprendizagem delimitado em torno do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, além de ausência de estudos específicas para os professores formadores de leitores. Desta maneira, ao final do estudo apresenta-se uma proposta de intervenção, com algumas orientações implicadas que podem contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da competência leitora na Rede de Ensino do Município de Lapão.

Nome do Autor: Kaline Castro Campos Neves Morais
Nome do Orientador: Iracy Maria de Azevedo Alves
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:Bahia
Ano Publicação: 2018
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MORAIS, Kaline Castro Campos Neves. A leitura no 5º ano do ensino fundamental: uma contribuição para o desenvolvimento da competência leitora na rede municipal de ensino de Lapão/BA. 2018. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2018.