Abec

Abec


     

Processo de construção e investigação de propriedades psicométricas do instrumento de avaliação das habilidades precursoras da alfabetização (pré-alfa) em pré-escolares

A etapa pré-escolar é um período de intenso desenvolvimento cognitivo-linguístico, que possibilita o acompanhamento da aprendizagem da criança. Atualmente, evidencia-se, no contexto brasileiro, a escassez de instrumentos que avaliem as habilidades cognitivo linguísticas precursoras da leitura e escrita - Alfabetização Emergente (AE) -, bem como se faz necessário compreender quais as ferramentas mais eficazes para o monitoramento de habilidades precursoras a alfabetização de crianças entre 4 e 6 anos. A presente tese apresenta o processo de construção de um instrumento para avaliar habilidades de AE em crianças pré escolares e investiga algumas de suas propriedades psicométricas (validade e fidedignidade). Participaram da pesquisa, em avaliação de caráter transversal, 68 crianças entre 4 e 6 anos, provenientes de escolas públicas de Porto Alegre (RS-BR). No Estudo 1, são apresentadas as etapas do desenvolvimento do instrumento proposto (desde os aspectos conceituais para elaboração das tarefas até a etapa de estudo piloto, da qual participaram 18 crianças entre 4 e 6 anos). Para o Estudo 2, que se refere à investigação de algumas evidências de validade e fidedignidade do instrumento desenvolvido, em sua consistência interna e nas relações com outras habilidades neuropsicológicas e com nível socioeconômico (NSE), 50 crianças entre 5 e 6 anos foram avaliadas em duas sessões. Além de leitura e escrita emergentes e conhecimentos sobre o alfabeto, constantes no instrumento construído, as tarefas utilizadas nesse estudo avaliaram vocabulário expressivo, consciência fonológica, compreensão de narrativa por via oral, nomeação automatizada rápida, atenção, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho. As relações entre as habilidades avaliadas no Pré-ALFA e na avaliação do nível socioeconômico também foram investigadas. A partir dos dados coletados, foi possível evidenciar nos Estudos 1 e 2 que o instrumento proposto apresenta tarefas adequadas à faixa etária e indicadores psicométricos promissores para o uso com o público ao qual se destina, como bons índices de fidedignidade (?=0.908), e associações significativas moderadas à fortes com tarefas de linguagem oral e fracas à moderadas com tarefas de funções executivas. O NSE teve relações pouco significativas com as medidas de AE. Espera se que os resultados obtidos possam contribuir com estratégias de acompanhamento de crianças pré-escolares brasileiras, assim como identificação de crianças em risco para dificuldades em alfabetização.

Nome do Autor: Júlia Scalco Pereira
Nome do Orientador: Jerusa Fumagalli de Salles
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2021
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PEREIRA, Júlia Scalco. Processo de construção e investigação de propriedades psicométricas do instrumento de avaliação das habilidades precursoras da alfabetização (pré-alfa) em pré-escolares. 2021. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2021.