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O processo de alfabetização e letramento na transição da educação infantil para o ensino fundamental no município de São Carlos/SP

Esta Dissertação de Mestrado está vinculada à linha de pesquisa Estado, Política e Formação Humana, do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSCar, sob orientação da Professora Doutora Maria Iolanda Monteiro. Os temas de pesquisa investigados são a alfabetização e o letramento, as Políticas Públicas para a alfabetização e o letramento com foco no primeiro ano do Ensino Fundamental e o ensino da leitura e da escrita na última etapa da Educação Infantil. Adota-se como problema de pesquisa o processo de alfabetização e letramento na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental de Nove Anos na concepção das professoras do município de São Carlos/SP e das Políticas Públicas para a Educação Básica e como objetivo geral analisar o processo de alfabetização e letramento na transição da última etapa da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos sob a perspectiva das Políticas Públicas para a Educação Básica e das concepções das professoras que trabalham nessas duas modalidades de ensino no município de São Carlos/SP. Consiste em uma pesquisa qualitativa, Bogdan; Biklen, 2010; Ludke; André, 2014, na modalidade de um estudo de caso, que contou com entrevistas semiestruturadas de quatro professoras de duas escolas da rede pública de ensino do município de São Carlos/SP, sendo duas professoras com experiência na última etapa da Educação Infantil e duas com experiência no primeiro ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Também foi realizada a análise documental, com a leitura do Projeto Político Pedagógico – PPP das escolas e a leitura de documentos de natureza oficial, sendo leis, decretos e pareceres, com destaque para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para a análise dos dados foram definidos quatro eixos de análise: Concepções sobre alfabetização e letramento; Relatos orais sobre as práticas pedagógicas com a leitura e a escrita; Conhecimento sobre as Políticas Públicas; e Concepções acerca da transição da última etapa da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental. As reflexões suscitadas a partir dos resultados são que pensar na alfabetização e no letramento nesse momento de transição da criança de uma etapa para outra, não é pensar em antecipar o primeiro ano, transportando-o para a sala da Educação Infantil. A imagem da alfabetização não precisa ser de uma criança pequena sofrendo debruçada em frente a uma exaustiva página contendo sucessivas cópias da mesma palavra. Ela pode ser reinventada desde a Educação Infantil, sem que haja sofrimentos ou punições para as crianças, mas que elas possam desde pequenas viver a alfabetização e o letramento, construindo, de aprendizagem em aprendizagem, seu caminho de sucesso na aquisição das técnicas de leitura, escrita e interpretação, interagindo autonomamente com os mais diversos gêneros textuais em seu dia a dia. Ademais, o trabalho docente, independentemente de ser na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, requer um aprofundamento nos diversos tipos de saberes. Não se pode apoiar a docência apenas na prática, sem deixar de conhecer as Políticas Públicas envolvidas no trabalho pedagógico e a consulta a diferentes referenciais teóricos que poderão sustentar a prática pedagógica.

Nome do Autor: Lucimara Artussa
Nome do Orientador: Maria Iolanda Monteiro
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARTUSSA, Lucimara. O processo de alfabetização e letramento na transição da educação infantil para o ensino fundamental no município de São Carlos/SP. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2020.