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O processo de alfabetização no ciclo alfabetizador: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais

A presente pesquisa tem como foco a análise da efetivação do ciclo alfabetizador na realidade cotidiana de escolas públicas. Parte do entendimento que, do ponto de vista pedagógico, esta organização de ensino apresenta a possibilidade de disposição do tempo e espaço escolares, do respeito aos ritmos e dos processos de aprendizagens das crianças, da eliminação da cultura da repetência estabelecida na escola e da preservação da autoestima dos alunos, que sua efetivação na prática cotidiana das escolas exige, além dos determinantes legais existentes, condições objetivas para sua materialização. Assim, o objetivo foi conhecer como o ciclo de alfabetização vem sendo efetivado na prática cotidiana das escolas públicas estaduais do município de Braço do Norte/SC. Para responder a esse objetivo, foi necessário: verificar as condições objetivas para a materialização do ciclo na escola; observar as condições em que o ciclo de alfabetização está sendo realizado; e identificar os determinantes externos e internos à escola, necessários para viabilizar a alfabetização das crianças na perspectiva do ciclo. A pesquisa foi orientada pela perspectiva do materialismo histórico-dialético, a qual tem como propósito desvendar, conhecer o desconhecido na busca da transformação da realidade. Caracteriza-se pelo movimento do pensamento que se alicerça na materialidade histórica da vida dos homens em sociedade, isto é, trata-se de desvendar (pelo movimento do pensamento) as leis essenciais que determinam a forma organizativa dos homens durante a história da humanidade, a partir da articulação entre a singularidade, a particularidade e a universalidade, cujas relações são fundamentais para compreensão da realidade, pois a aparência, manifestação ou fenômeno, é apenas um aspecto dessa realidade. Pesquisar o ciclo de alfabetização nessa perspectiva é buscar compreendê-lo nesse “movimento” frente aos determinantes externos e internos à escola. Os dados foram obtidos por meio através da análise documental e da entrevista semiestruturada com professoras alfabetizadoras e gestoras escolares que atuam diretamente com o ciclo alfabetizador nas escolas estaduais do município campo da pesquisa. As análises realizadas apontam que as escolas têm conhecimento das leis e regulamentos sobre o ciclo e até evidências de tentativas de sua implantação. Há intencionalidade das escolas em organizar a prática pedagógica considerando o ciclo, porém este não é a diretriz norteadora dos trabalhos desenvolvidos nas instituições. As condições objetivas para materializar, no dia a dia escolar, um trabalho a partir desta perspectiva não possibilitam sua implantação. Há ausência de disponibilização de tempos e espaços aos professores para estudar, planejar e discutir esta forma de trabalho na prática, de maneira coletiva e integrada com orientação e acompanhamento pedagógico. Os únicos momentos para socializar experiências, dividir situações vivenciadas no decorrer do dia a dia em sala, são o recreio e os Conselhos de Classe realizados trimestralmente, de modo a viabilizar a prática pedagógica na perspectiva do ciclo.

Nome do Autor: Marisângela Nandi Veronez
Nome do Orientador: Leonete Luiza Schmidt
Instituição: Universidade do Sul de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: VERONEZ, Marisângela Nandi. O processo de alfabetização no ciclo alfabetizador: reflexões sobre a realidade cotidiana em escolas públicas estaduais. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2020.