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Ensino de ortografia da língua portuguesa para uma aluna falante de português e espanhol: estudo de caso

Apresenta intervenção pedagógica visando o ensino da escrita ortográfica para uma aluna do terceiro ano do Ensino Fundamental I, falante de Português e Espanhol. O contexto é uma escola municipal em Foz do Iguaçu, na fronteira com Paraguai e Argentina, países que têm como língua oficial o Espanhol. Objetiva entender o ensino de ortografia para alunos bilíngues, falantes das línguas Português e Espanhol. Pressupõe que a distinção entre fala e escrita e as diferentes pronúncias podem afetar a aprendizagem da ortografia. A língua escrita é mais rígida e estática devido à necessidade de conservação e padronização dos modelos escritos. Disso decorre a importância do ensino da ortografia, para possibilitar que diferentes pessoas, de diferentes tempos e lugares, possam utilizá-la e compreendê-la. Adota metodologia qualitativa, com fundamentação na Teoria Histórico-cultural e na linguística aplicada à alfabetização. Utiliza como instrumento metodológico intervenções pedagógicas individualizadas e observações. Conclui que atividades lúdicas, elaboradas com base no reconhecimento das variedades linguísticas e de suas particularidades, auxiliaram a aluna na compreensão das contradições entre fala e escrita.

Nome do Autor: Maristela Krause Schroder
Nome do Orientador: Tamara Cardoso André
Instituição: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SCHRODER, Maristela Krause. Ensino de ortografia da língua portuguesa para uma aluna falante de português e espanhol: estudo de caso. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2020.