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Professoras alfabetizadoras: desafios, experiências e práticas

Obs.: orientadora correta é Giovana Cristina Zen

 

Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os desafios enfrentados por professoras alfabetizadoras no exercício da profissão. Esse estudo também buscou identificar aspectos marcantes na trajetória pessoal e profissional das professoras, além de analisar as concepções que orientam as suas decisões didáticas. Para atingir os objetivos propostos, este trabalho assume uma abordagem qualitativa e constitui-se como uma etnopesquisa. Os instrumentos utilizados para produzir os dados foram as entrevistas, as observações da sala de aula e a roda de conversa. A pesquisa de campo foi realizada na cidade de Nazaré-BA, com quatro professoras alfabetizadoras, responsáveis pelas turmas de primeiro ano de duas escolas privadas. A abordagem teórica foi fundamentada a partir dos diversos estudos de Emilia Ferreiro. Os dados indicam uma prática pedagógica pautada principalmente no reconhecimento das letras, dos sons e das sílabas. Apesar do comprometimento das professoras com as aprendizagens das estudantes, observou-se uma distância significativa entre o que se deseja realizar e o que de fato é proposto aos alunos. Este cenário indica a existência de lacunas na formação inicial e continuada das professoras e alerta para a necessidade de coerência entre os estudos sobre como se aprende a ler e a escrever e as intervenções didáticas.

Nome do Autor: Nalim Moura Santos
Nome do Orientador: Jaqueline Delgado Paschoal
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:Bahia
Ano Publicação: 2020
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Nalim Moura. Professoras alfabetizadoras: desafios, experiências e práticas. 2020. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2020.