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Discursos pela Alfabetização: uma investigação dos sentidos em disputa

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as disputas discursivas pela alfabetização. Para isto, buscou-se estabelecer a diferença entre os processos de alfabetização e letramento, esclarecendo suas especificidades e realçando a relação entre essas duas concepções de aprendizagem, conforme as mais variadas posições de autores do campo. Perscrutou-se apresentar nesta dissertação, através de um resgate histórico, de que forma o ensino da língua escrita nos primeiros anos de escolarização vem sendo realizado, segundo as diferentes perspectivas teóricas projetadas em saberes e fazeres metodizados. Ainda, objetou-se nesta escrita, reativar os sentidos contingenciais dos discursos produzidos em artigos científicos acadêmicos, nos últimos dezenove anos, que tratam do processo de alfabetização e do letramento. Para esse fim, foi utilizada como plataforma de busca a biblioteca eletrônica SciELO, na qual encontra-se uma coleção selecionada de trabalhos em nível nacional sob a ótica de diferentes concepções teóricas. Esta obra se articula à perspectiva pós-estrutural e dialoga com o campo do Currículo em uma abordagem discursiva, tendo em vista a disputa de sentidos em sua condição de provisoriedade e precariedade. Quanto à metodologia, esta pesquisa está ancorada em uma revisão teórico-estratégica fundamentada nas incorporações teóricas de Alice Lopes e Elizabeth Macedo, da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com vistas a repensar a noção de currículo e política, tão caras a esta análise. A discussão teórica-empírica, a partir das noções de significantes vazio e flutuante, dedica-se a reativar sentidos outros que atravessam as construções discursivas pela alfabetização. Dentre os significantes reativados nesta análise, estão: tempo, formação docente, avaliação, prática e uma concepção de alfabetização. Como principais apontamentos, destacou-se: a impossibilidade de um fechamento total dos sentidos que disputam lugar nos documentos curriculares, o caráter transitório das significações e a constante tentativa de estancar os sentidos de determinados significantes. Ao concluir esta investigação, defendeu-se a impossibilidade de definir um currículo que possa ser capaz de dar a palavra final no processo de alfabetização e a potência da reativação dos sentidos que perpassam os textos para a compreensão de demandas outras no campo discursivo investigado

Nome do Autor: Bárbara Rocha Souza
Nome do Orientador: Marina Graziela Feldmann
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Bárbara Rocha. Discursos pela Alfabetização: uma investigação dos sentidos em disputa. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.