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Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na rede pública de ensino no Rio Grande do Sul

Esta dissertação de Mestrado se insere na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apresenta como temáticas a política curricular, a alfabetização e a formação continuada de professores alfabetizadores. Uma análise preliminar de trabalhos publicados de 2013 a 2018 focando este tema demonstrou a existência de um número significativo de publicações sobre o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC e as práticas de alfabetização. Diante disso, esta dissertação objetiva investigar a repercussão da política curricular do PNAIC nas práticas de alfabetização dos professores do ciclo de alfabetização na Rede Pública de Ensino no RS. A metodologia utilizada fundamenta-se na abordagem quanti-qualitativa, empregando os pressupostos teóricos e metodológicos estudo de caso. A coleta de informações foi realizada a partir de um questionário online, utilizando a ferramenta SurveyMonkey, enviado aos professores alfabetizadores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental que se encontram cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC. As discussões foram embasadas em legislações, documentos oficiais do Ministério da Educação, Cadernos do PNAIC e autores como: Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2013), Soares (2013, 2016), Pacheco (2003), Sacristan (2013), Antunes (2011), Leão (2011), Tardif (2014), dentre outros. A análise foi realizada a partir da recorrência de unidades temáticas que indicaram as categorias de análise: Ser Professor alfabetizador na rede pública do Rio Grande do Sul; Formação Continuada dos professores alfabetizadores; Tessituras do currículo e as práticas alfabetizadoras. Desse modo, foi possível reconhecer a trajetória dos professores alfabetizadores, os caminhos percorridos para a construção e ressignificação de seus saberes acerca das práticas alfabetizadoras, identificando o perfil desse profissional. Compreendeu-se que a formação continuada precisa estar organizada afim de promover vivências formativas voltadas a transcender os desafios da atuação profissional no ciclo de alfabetização; há necessidade de efetivar mecanismos que favoreçam a tomada de consciência sobre a importância do protagonismo nos momentos de formação continuada; as vivências formativas permeadas pela troca de experiência, bem como a vivência lúdica favorece a relação entre teoria e prática, tanto no processo de aprendizagem das crianças, quanto no processo de ressignificação de saberes pelos professores, é necessário que a reflexão sobre a prática e na prática seja incorporada ao cotidiano escolar, considerando o tempo necessário para o amadurecimento das reflexões; e, por fim, evidencia-se que o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, no Rio Grande do Sul, pautou-se no diálogo e na participação, elementos fundamentais em um contexto democrático, colaborando dessa maneira com as práticas alfabetizadoras na rede pública do Rio Grande do Sul.

Nome do Autor: Cármen Maria França Silva
Nome do Orientador: Carlos Eduardo Ferraço
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2019
Curso: PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SILVA, Cármen Maria França. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: repercussões de uma política curricular nas práticas de alfabetização na rede pública de ensino no Rio Grande do Sul. 2019. Dissertação de Mestrado (PG em Políticas Públicas e Gestão Educacional) - Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2019.