Abec

Abec


     

Um estudo sobre o livro alfabetização...uma aventura para a criança e sua inserção nas práticas de alfabetização das escolas públicas do estado de Santa Catarina

Este trabalho propõe compreender aspectos da história da alfabetização em Santa Catarina no início da década de 1980. Ao escolher o fato histórico a ser pesquisado, o historiador delimita um acontecimento da vida social, sempre baseado em uma teoria de referência a qual determina a seleção dos fatos e das fontes históricas a serem utilizadas na pesquisa. O recorte histórico dependerá da intenção do historiador, que considera a influência de outros acontecimentos sobre o curso da história, que qualifica o fato histórico, objeto da ciência histórica. O objetivo deste estudo é conhecer aspectos da história do livro Alfabetização... uma aventura para a criança, escrito por Myrian Fonseca Bittencourt, o qual foi adotado pelo estado de Santa Catarina como material oficial para alfabetização das crianças no início da década de 1980. Como objetivos específicos, tem-se: analisar o contexto em que o livro Alfabetização... uma aventura para a criança foi escrito; caracterizar o livro; identificar o método nele proposto e sua relação com os métodos de alfabetização ou processo de ensino e aprendizagem presentes naquele momento; verificar como o livro chegou às escolas; e analisar a forma como foi incorporado à prática de alfabetização nas escolas públicas de Santa Catarina. Para alcançar estes objetivos foi realizada uma coleta de dados através de entrevistas, com a autora do livro hoje (2018, que está com 96 anos); também com duas professoras que, na década de 1980, faziam parte da equipe de alfabetização da Secretaria da Educação na cidade de Tubarão - SC e eram as responsáveis pelos treinamentos das professoras alfabetizadoras para utilização do referido livro nas escolas; bem como com uma professora que fez o treinamento na época. Os resultados evidenciam que o livro Alfabetização... uma aventura para a criança foi escrito em um momento em que o Estado de Santa Catarina havia adotado O barquinho amarelo (método analítico) para ser utilizado nas práticas de alfabetização, leitura e escrita nas escolas, mas as professoras alfabetizadoras o rejeitavam. Assim, chegou para as escolas da rede estadual e foi introduzido na sala de aula como pré-livro do O barquinho amarelo em um movimento para a substituição da alfabetização através da cartilha Caminho Suave (método sintético), como era praticado até aquele momento nas escolas. Em outras palavras, o livro da autora Myrian Fonseca Bittencourt foi escrito com o propósito de servir como um manual para as professoras alfabetizadoras do Estado, de modo a facilitar o trabalho delas no processo de alfabetização e posterior utilização do livro O barquinho amarelo.

Nome do Autor: Daiane de Medeiros Thomaz
Nome do Orientador: Eclair Antonio Almeida Filho
Instituição: Universidade do Sul de Santa Catarina
Estado:Santa Catarina
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: THOMAZ, Daiane de Medeiros. Um estudo sobre o livro alfabetização...uma aventura para a criança e sua inserção nas práticas de alfabetização das escolas públicas do estado de Santa Catarina. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2019.