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Trabalho docente no contexto da alfabetização: concepções e possibilidades

Trabalho docente no contexto da alfabetização: concepções e possibilidades” é resultado da pesquisa empreendida nos estudos de Mestrado em Educação, ligado à Linha de Pesquisa Formação Humana e Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí. O objetivo geral desse estudo foi o de analisar as concepções do professor alfabetizador tendo em vista as demandas impostas pelo capitalismo, provocando o seguinte questionamento: como o professor alfabetizador de crianças compreende seu trabalho no contexto da sociedade capitalista? Para tanto, coube conceituar historicamente as concepções e perspectivas epistemológicas que norteiam o processo de alfabetização na teoria pedagógica, abrangendo as interferências de determinadas políticas públicas educacionais referentes à alfabetização. Identificamos as contraposições entre as perspectivas construtivista e histórico-cultural referentes à alfabetização e conhecemos as concepções dos professores alfabetizadores em relação à Educação, à alfabetização e ao papel da escola. Trata-se de um estudo de caso, realizado com dezessete professores alfabetizadores da rede municipal de Jataí (GO). Os procedimentos e instrumentos utilizados foram a análise documental, o questionário e a entrevista. Possui como objeto de estudo o trabalho docente do professor alfabetizador, sendo que as atividades sistemáticas, técnicas, instrumentos e metodologias usadas nessa pesquisa estão amparados no método Materialista Histórico Dialético, que, por sua vez, apreende o real a partir de suas contradições e leva em consideração as relações e as mediações que interferem na realidade. As análises sobre as concepções dos professores alfabetizadores em relação à Educação, à alfabetização e ao papel da escola revelaram o quanto a alfabetização no Brasil ainda possui desafios a serem vencidos, além de mostrar como os educadores lidam com os limites impostos à sua prática e como reagem diante das exigências do mercado de trabalho e das políticas neoliberais voltadas à educação. Revelou-se ainda que a precariedade das escolas, a falta de infraestrutura nos espaços, além da superlotação das salas de aula ainda se constituem como um desafio para os docentes. Ficou demonstrado que os conhecimentos voltados à alfabetização ofertados nos cursos de graduação foram considerados insuficientes e desconexos com a realidade da prática da sala de aula. Percebeu-se o subjetivismo na concepção das alfabetizadoras a respeito da alfabetização e, diante da exposição feita a respeito do papel da escola, denunciamos a proposta de um modelo de escola com características de flexibilidade e de inclusão, em que atender às necessidades mínimas de aprendizagem e instituir um espaço de acolhimento social torna-se o ideal a ser atingido, e a aprendizagem de conteúdos torna-se um objetivo secundário.

Nome do Autor: Amelioene Franco Rezende de Souza
Nome do Orientador: Luciano Márcio Scherer
Instituição: Universidade Federal de Goiás
Estado:Goiás
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Amelioene Franco Rezende de. Trabalho docente no contexto da alfabetização: concepções e possibilidades. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiás, 2019.