Abec

Abec


     

Mecanismos de referenciação nos textos escritos de alunos no Ciclo de Alfabetização

Este trabalho tem por objetivo analisar como se dá o processo de referenciação na produção textual escrita de alunos no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, fundamentamo-nos em aportes teóricos acerca da produção textual como atividade sociocognitiva discursiva e do processo da referenciação, visto como fenômeno que contribui significativamente para a compreensão e produção textual. Partindo das contribuições de Costa Val e Rocha (2008), de Heinemann e Viehweger (1991), de Mondada (2001), Cavalcante (2011,2012,2014 e 2017) e Koch (2017). A fim de analisarmos os mecanismos referenciais que a criança utiliza em suas produções textuais escritas, utilizamos quarenta textos da provinha MAISPAIC (Programa Aprendizagem na Idade Certa) produzidas por crianças moradoras do município de Aracati que estavam no Ciclo de Alfabetização no ano 2017. A coleta desses textos ocorreu na secretaria municipal de educação do município de Aracati, instituição responsável pela aplicação e a análise da avaliação externa. Nossa análise permitiu-nos constatar que no processo de introdução referencial há muitas semelhanças no modo de utilizar as expressões referenciais em ambos os grupos GI (grupo do 1º ano) e o GII (Grupo do 2º ano). Já no processo anafórico, no que se refere à anáfora direta, tanto no GI como no GII, evidenciamos uma maior recorrência dos mecanismos de retomada por pronome substantivo, elipse e retomada com o mesmo sintagma nominal. Quanto à anáfora encapsuladora, seu maior uso foi no grupo GII. Já nas anáforas indiretas, também em ambos os grupos recorreram a forma mais inferencial das expressões referenciais em seus textos. No que se refere ao processo da dêixis, os tipos mais utilizados, tanto no GI como no GII, foram a dêixis pessoal, espacial, temporal (marcada quase sempre pelas tempos verbais no pretérito perfeito) e textual. Em relação aos outros tipos de dêixis, identificamos apenas uma ocorrência da dêixis social no GI e uma ocorrência da dêixis de memória no GII. Como resultados, evidenciamos que as crianças já possuem um conhecimento significativo dos mecanismos referenciais que podem utilizar no texto, pois os realizam de forma coerente para atender seu propósito comunicativo/enunciativo. Essa atividade de produção textual revela de forma substancial que a criança tem, sim, o que dizer, para quem dizer e para que dizer, cada uma a seu modo.

Nome do Autor: Francisca Nildene Nogueira
Nome do Orientador: Marinaide Lima de Queiroz Freitas
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:Ceará
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NOGUEIRA, Francisca Nildene. Mecanismos de referenciação nos textos escritos de alunos no Ciclo de Alfabetização. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2019.