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Cenas do processo de avaliação na alfabetização e disposições sociais
O tema dessa dissertação circunscreve-se às práticas docentes na alfabetização relativas à avaliação. Visa compreender como se constituem os critérios empregados por uma professora alfabetizadora para atribuir juízos sobre o desempenho de seus alunos, dando a conhecer os princípios geradores das disposições que se desvelam no modo como age, pensa, sente e crê, mobilizados num contexto especifico, uma escola em território vulnerável. Tem como pressuposto que o professor e a escola podem fazer a diferença nos resultados desses alunos. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual empregamos a observação participante das aulas de Língua Portuguesa em uma turma de 3º ano do ciclo de alfabetização e dos Conselhos de Classe e a entrevista semiestruturada, em profundidade, nos moldes de Lahire (2001; 2002). As chaves interpretativas advêm dos estudos sobre interação na sala de aula. Constatamos que tanto os critérios de avaliação quanto as estratégias adotadas pela professora partem da distinção de sua turma entre os que sabem (aqueles que dominam o sistema de escrita alfabética, leem, compreendem e produzem textos) e aqueles que não sabem. Identificamos três disposições mobilizadas nas situações observadas: a disposição de afetividade, de intolerância e a de reprovação. Ademais, identificamos que a professora oferece um conjunto de feedbacks importantes para que os alunos se conscientizem e monitorem suas aprendizagens e seus comportamentos em sala de aula. Concluímos, a partir desses achados que a prática pedagógica e os critérios de avaliação docente carregam em si efeitos de disposições incorporadas pelo professor a partir de suas experiências pessoais, de escolarização e formação, demonstrando a necessidade de um olhar diferenciado para esse processo na criação de políticas públicas que visam a diminuição das desigualdades escolares, sobretudo nos cursos de formação docente.
Nome do Autor: Taila Carvalho EbizeroNome do Orientador: Justino de Sousa Junior
Instituição: Universidade Federal de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: EBIZERO, Taila Carvalho. Cenas do processo de avaliação na alfabetização e disposições sociais. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em em Educação) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2019.