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Funções executivas de crianças de escola pública em fase inicial de alfabetização

As funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas e/ou emocionais recrutadas em situações cujas respostas automáticas ou instintivas não são suficientes. Para utilizá-las é necessário empreender certo esforço. Cruciais para o alcance do desenvolvimento cognitivo saudável dos indivíduos, estão relacionadas à formação de raciocínio, resolução de problemas e planejamento. Ademais, contribuem para o sucesso acadêmico, familiar e social. A característica desenvolvimental das FE favorece a infância enquanto fase ideal para o desenvolvimento eficaz dessas habilidades ao ter disponível o potencial cognitivo das crianças. Logo, as escolas representam espaços oportunos de investigação e de desenvolvimento dessas habilidades. Sendo assim, objetivou-se analisar o desempenho das FE nos domínios memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento e fluência verbal. Participaram 70 crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental matriculadas na rede municipal de ensino de Natal/RN, de modo que cada ano escolar constituiu três grupos distintos de avaliação. O estudo é de caráter quantitativo, transversal e aprovado pelo Comitê de Ética sob protocolo CAAE nº 85607718.0.0000.5537. O Modelo de Diamond (2013) fora eleito para a compreensão teórica do construto. Os dados foram tratados por meio de análise descritiva e inferencial, com distribuição normal da amostra, utilizando-se os testes estatísticos One-way ANOVA, com post-hoc de Bonferroni, e r de Pearson. De modo geral, os resultados indicaram que as medidas descritivas das FE aumentaram com a progressão escolar, contudo, apenas a fluência verbal demonstrou significância entre o 2º e 3º anos. As demais apontaram significância entre o 1º e o 2º e/ou entre o 1º e o 3º anos. Portanto, o estudo colaborou na discussão acerca do desenvolvimento das FE nos anos iniciais de alfabetização.

Nome do Autor: Bruna Cardoso Wanderley
Nome do Orientador: Luiz Percival Leme Britto
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: WANDERLEY, Bruna Cardoso. Funções executivas de crianças de escola pública em fase inicial de alfabetização. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2019.