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Preditores linguísticos da alfabetização em crianças pré-escolares de baixa renda

Introdução: o Brasil está entre os piores países em leitura na educação básica, conforme avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Os estudos que relacionam os preditores da leitura com fatores ambientais em préescolares ainda são escassos no país. Objetivo: Caracterizar o desempenho de preditores linguísticos da alfabetização em pré-escolares de baixa renda e relacionar fatores ambientais, vocabulário e consciência fonológica. Método: A pesquisa apresenta dois estudos: no primeiro, a amostra foi composta por 96 crianças do último ano da educação infantil avaliadas quanto a discriminação fonológica, produção da fala, vocabulário, consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica e identificação de letras; no segundo, 34 crianças foram avaliadas em vocabulário, consciência fonológica e um questionário socioeconômico e cultural foi aplicado com o responsável. Resultados: No estudo 1 foi observado desempenho aquém do esperado em vocabulário, consciência fonológica, memória de trabalho, nomeação automática rápida e identificação de letras nos pré-escolares; houve correlação significativa entre consciência fonológica e memória de trabalho, consciência fonológica e identificação de letras, nomeação automática rápida e identificação de letras. No estudo 2 houve correlação significativa apenas entre o percentual de acertos no campo profissões do vocabulário e frequência de passeios realizados pela criança nos últimos 12 meses no questionário. Conclusão: As crianças pré-escolares de baixa renda apresentaram desempenho inferior quanto aos preditores linguísticos da alfabetização; estes apresentam correlação desenvolvimental entre si. Os achados do estudo ratificam a importância do monitoramento periódico desde o ensino infantil a fim de evitar problemas relacionados à alfabetização em anos posteriores da vida escolar dessas crianças.

Nome do Autor: Luana Gabriele Garcia de Souza
Nome do Orientador: Luiz Percival Leme Britto
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências da Saúde: Medicina
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Luana Gabriele Garcia de. Preditores linguísticos da alfabetização em crianças pré-escolares de baixa renda. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2019.