Abec

Abec


     

Alfabetização: uma comparação do desempenho de alunos que aprendem a ler e escrever na abordagem fônica ou global

A escrita tem papel fundamental na história da humanidade, abrindo possibilidades de comunicação e de registro de fatos e conhecimentos adquiridos, para que assim pudessem ser transmitidos às próximas gerações. Pode-se afirmar que a leitura e a escrita são habilidades que favorecem o pleno exercício da cidadania. Pensando em como a criança aprende e em como a escola ensina, considerando diferentes práticas de ensino, utilizadas nas escolas brasileiras, esta pesquisa tem como objetivo, verificar o resultado de duas diferentes práticas de alfabetização, fônica e global, avaliando o desempenho de dois grupos de alunos do último ano da Educação Infantil e dois grupos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Para comparar o desempenho dos alunos, foram selecionadas duas escolas que declaram ensinar a ler e escrever fundamentadas nestas duas abordagens e possuem características semelhantes. A amostra foi proveniente de uma sala do último ano da Educação Infantil e uma sala do 1º ano do Ensino Fundamental de cada escola. Participaram 48 alunos, sendo 20 da Educação Infantil e 28 do 1º ano do Ensino Fundamental. Foram utilizados 5 instrumentos de avaliação: Tarefa de reconhecimento de Palavras (TRP), Tarefa de compreensão de Leitura (TCL), Tarefa de Escrita de Letras, Tarefa de Escrita de Palavras e Tarefa de Escrita de Frases. As professoras das turmas envolvidas foram entrevistadas, e relataram suas práticas de ensino. Os resultados obtidos neste estudo foram expressos em pontuação individual e média da turma. Foram realizadas duas comparações: os resultados do desempenho dos alunos das duas escolas do último ano da Educação Infantil e o resultado do desempenho dos alunos, das duas escolas, do 1º ano do Ensino Fundamental. A avaliação das Tarefas permitiu concluir que existe diferença significativa, tanto para os alunos do último ano da Educação Infantil como para os alunos do 1º ano Ensino Fundamental, de acordo com o teste de significância qui quadrado, apontando para o melhor desempenho dos alunos que aprendem a ler e escrever através da abordagem fônica.

Nome do Autor: Wania Emerich Burmester
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BURMESTER, Wania Emerich. Alfabetização: uma comparação do desempenho de alunos que aprendem a ler e escrever na abordagem fônica ou global. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.