Abec
Abec
As repercussões do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ( PNAIC) na ótica de docentes
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) foi instituído em 2012 pelo Governo Federal, em parceria com os governos do Distrito Federal, dos Estados e Municípios e Universidades, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estivessem alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, o Programa adotou como principal estratégia uma formação que repercutisse em mudanças de postura e nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores. Em vista disso, este estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica dos professores alfabetizadores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), as repercussões desta formação em suas práticas pedagógicas. Os dados foram coletados utilizando informações presentes nos documentos oficiais do Programa, nas respostas a um questionário aplicado a 86 professores que cursaram o PNAIC em Belo Horizonte entre os anos de 2013 a 2018 e nos depoimentos colhidos nas entrevistas semiestruturadas com uma orientadora de estudos e 8 professoras selecionadas entre os respondentes ao questionário. Para o tratamento dos dados qualitativos foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicam que a maioria dos professores reconhece que o Programa trouxe contribuições para sua prática, tais como a troca de experiências com os pares, a aquisição de novas ideias e novos conhecimentos que possibilitaram o enriquecimento da docência, mais segurança e a possibilidade de repensar a prática. Na percepção dos docentes, o PNAIC também foi responsável por mudanças em suas práticas, como a adoção de uma avaliação sistematizada da aprendizagem dos alunos, o uso de novos métodos em suas aulas, a prática diária da leitura deleite, a construção de formas mais lúdicas para trabalhar o conteúdo em sala de aula e, principalmente, o uso de materiais concretos e jogos de alfabetização e matemáticos. O trabalho do orientador de estudo, o responsável pela condução das formações dos professores alfabetizadores, foi percebido por alguns professores como positivo, por ter tornado o processo formativo significativo e de qualidade, enquanto para outros professores a formação não correspondeu às suas expectativas devido ao trabalho insatisfatório do orientador de estudo. Um aspecto positivo do PNAIC se refere à qualidade dos materiais de formação. Sobre suas limitações, temos o horário da formação e a carga horária insuficiente para o aprofundamento dos estudos e discussões. Assim, pode-se dizer que o PNAIC com suas falhas e acertos, segundo os docentes, teve repercussões em seu trabalho no campo da alfabetização.
Nome do Autor: Kelly Cristina Pereira LopesNome do Orientador: Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: LOPES, Kelly Cristina Pereira. As repercussões do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ( PNAIC) na ótica de docentes. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2019.