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O desenvolvimento da escrita de estudantes com deficiência intelectual: uma análise sobre o uso de recursos de comunicação aumentativa e/ou alternativa no atendimento educacional especializado

A presente pesquisa fundamenta-se nos pressupostos teóricos sócio-históricos e objetivou analisar as contribuições da Comunicação Aumentativa e /ou Alternativa (CAA) para a aprendizagem da língua escrita de alunos com Deficiência Intelectual (DI) no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Intencionou, também, identificar as características iniciais da língua escrita de alunos com DI em processo de alfabetização; caracterizar a prática pedagógica de uma professora do AEE junto a alunos com DI e investigar as repercussões da mediação de uma professora do AEE por meio do uso da CAA para a aprendizagem da língua escrita de alunos com DI. Participaram desta pesquisa uma professora do AEE e três alunos diagnosticados com deficiência intelectual, cuja escrita se encontrava em processo de desenvolvimento entre os níveis pré-silábico e silábico-alfabético. Os alunos participantes da pesquisa eram matriculados em uma escola pública da rede municipal de ensino de Fortaleza- CE, no Ensino Fundamental, em salas dos 2º, 3º e 6º anos. O estudo de natureza qualitativa do tipo intervenção compreendeu quatro etapas: 1) aplicação de atividades avaliativas do nível conceitual da língua escrita dos alunos com DI; 2) entrevista com a professora do AEE e aplicação de roteiro/questionário de autoavaliação; 3) observações da prática pedagógica da professora do AEE na SRM; 4) planejamento em colaboração com a professora do AEE para realização de sessões de intervenção com o uso dos recursos de CAA na SRM. Os resultados indicaram que as estratégias de mediação da professora do AEE com o uso dos recursos de CAA provocaram a emergência e a apropriação de estratégias de escrita dos participantes da pesquisa. Verificou-se, também, que os alunos com DI evoluíram conceitualmente no interior do próprio nível psicogenético de escrita em que eles se encontravam. Conclui-se que o uso diversificado de estratégias de mediação pela professora do AEE, por meio de um trabalho constante de reflexão sobre o sistema de escrita alfabética, suscitou questionamentos nos alunos e os auxiliou na superação de suas hipóteses de escrita.

Nome do Autor: Janaina Luiza Moreira de Castro
Nome do Orientador: Isabela Barbosa do Rego Barros
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:Ceará
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CASTRO, Janaina Luiza Moreira de. O desenvolvimento da escrita de estudantes com deficiência intelectual: uma análise sobre o uso de recursos de comunicação aumentativa e/ou alternativa no atendimento educacional especializado. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2019.