Abec

Abec


     

O conceito de gênero discursivo/textual em teses e dissertações que focalizam a produção textual em contexto de alfabetização (2010-2017)

A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar como se constitui o conceito de gênero discursivo/textual em teses e dissertações que focalizam a produção textual em contexto de alfabetização, nos três anos iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, partindo de uma compreensão de gênero baseada em Mikhail Bakhtin (1997), buscamos: identificar os contextos de desenvolvimento das referidas teses e dissertações; identificar como o conceito de gênero é abordado nos objetivos e problemas das teses e dissertações selecionadas; identificar os referenciais teóricos dos gêneros discursivos/textuais das referidas teses e dissertações e compreender como o conceito de gênero discursivo/textual contribui para o desenvolvimento das propostas (estratégias pedagógicas, caminho metodológico da pesquisa e resultados). A pesquisa se configurou como bibliográfica, cuja coleta de dados se deu no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O tratamento do material coletado foi baseado nas etapas de leitura propostas por Salvador (1980) e na análise de conteúdo indicada por Bardin (2011). No contexto de desenvolvimento das pesquisas foi observada uma concentração na região Sudeste do país e na área de concentração Educação. Em relação aos referenciais teóricos que as embasaram, verificamos diferentes perspectivas teóricas: filosofia da linguagem, sociorretórica, sociointeracionismo e linguística sistêmico-funcional. Nos problemas e objetivos das pesquisas analisadas foi possível observar duas tendências: gênero textual como instrumento de ensino e como discurso. Ao nos debruçarmos sobre as pesquisas desenvolvidas no contexto de sala de aula verificamos, da mesma forma, duas tendências: gênero como conteúdo disciplinar e gênero como enunciado concreto. Assim, compreendemos, que nas pesquisas o conceito de gênero seguiu duas linhas de abordagem, uma voltada para a língua em ato, como discurso, e outra que focalizou os gêneros como objeto de ensino.

Nome do Autor: Elioenai Oliveira Araújo
Nome do Orientador: Lucia Regina Lucas da Rosa
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARAÚJO, Elioenai Oliveira. O conceito de gênero discursivo/textual em teses e dissertações que focalizam a produção textual em contexto de alfabetização (2010-2017). 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2019.