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Formação entre pares: processos e práticas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas
Esta dissertação descreve e analisa os processos e práticas formativas, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas, enquanto política e programa de formação continuada entre pares, professoras formadoras e orientadoras de estudo. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para dar conta do objetivo de pesquisa, realizou-se a análise de documentos a partir do método de análise interpretativo. Por meio de uma descrição analítica do PNAIC, do macro ao micro desenho formativo, problematiza as dinâmicas relativas ao programa de formação do ponto de vista de seus princípios, conteúdos, estratégias e dimensões políticas. Apresenta conteúdos e estratégias formativas que foram abordados e utilizados na formação e analisa aqueles que parecem ter sido mais significativos a partir do ponto de vista das professoras. Discute a noção de formação entre pares como troca intelectual instituída pelo aprender com o outro em um espaço que é intersubjetivo e ético; como espaço disjuntivo quando as professoras recriam as estratégias formativas a partir de necessidades das orientadoras de estudo, pela responsabilidade profissional e ética com a formação; como reforço da presença pessoal e pública das professoras. A reflexão, por fim, indica que se construiu, no contexto formativo do PNAIC, movimentos transformadores da ação e do pensamento pedagógico-educativo.
Nome do Autor: Josiane Jarline JagerNome do Orientador: Thiago Ingrassia Pereira
Instituição: Universidade Federal de Pelotas
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: JAGER, Josiane Jarline. Formação entre pares: processos e práticas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na Universidade Federal de Pelotas. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2019.