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Práticas de leitura no ciclo de alfabetização: o estudo de caso sobre a leitura deleite em uma escola pública de território socialmente vulnerável

Esta pesquisa propõe-se a configurar a atividade de leitura a partir de sua concretização em salas de aula de alfabetização. Nosso objetivo é identificar os elementos constitutivos da aula de leitura, já que se trata de uma prática de letramento escolar, analisando suas possíveis configurações e os significados que professores e alunos atribuem a esta prática, e, de outro lado, analisar o sistema didático implementado pelo docente, o modo como se instancia didaticamente em sala de aula, para fins de aprendizagem e letramento. Considerando que a leitura realizada pelo professor tem sido uma proposta largamente enfatizada em documentos curriculares, cursos de formação docente e indicada, ainda, com o potencial de agregar conhecimentos aos alunos e desenvolver capacidades de processamento e compreensão de textos, observar como essas práticas ocorrem pode colaborar para compreender o desempenho de alunos em processo de alfabetização em avaliações estandardizadas, tais como a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e Provinha Brasil. O quadro teórico mobilizado neste estudo conta com as contribuições advindas da História da Educação (FERRARO, 2004; 2013; HADDAD; DI PIERRO, 2000, FARIA FILHO; VIDAL, 2000; FREITAS; BICCAS, 2009) e da História do livro e da leitura e da alfabetização e seus métodos (CHARTIER; HEBRARD, 1995; BRASLAVSKY, 1992; COOK-GUMPERZ, 1991; MORTATTI, 2000; FRADE, 2005; ZILBERMAN; LAJOLO, 1993; COELHO, 2010). Também se apoia nas contribuições da Linguística e da Linguística Aplicada (DIETZSCH, 1990; ROJO, 2009; CAGLIARI, 2009, PESIRANI, 2014; KLEIMAN, 1995; GERALDI, 2011) e da Psicologia (FERREIRO; TEBEROSKY, 1984), que atualizaram concepções de leitura e seu ensino e influenciaram a produção de documentos curriculares contemporâneos. Também conta com os Estudos do Letramento, Ensino de Língua Materna, Interação em Sala de Aula, especialmente aqueles que se dedicam ao ensino da leitura e a ampliação do repertório de letramento em contextos escolares (KLEIMAN, 1995, 2005; STREET, 1984; ROJO, 2009, 2010; OLIVEIRA, 2007, 2012). Para traçar um quadro descritivo e analítico sobre essas práticas e inferir os letramentos visados em momentos de leitura oral praticada pelo professor no ciclo de alfabetização, adota-se uma metodologia qualitativa de cunho etnográfico (GEERTZ, 1998; ROCKWELL, 1984; EZPELETA, 1984), implicando o estudo de caso em uma escola pública situadas em Sapobemba (SP), território considerado de alta vulnerabilidade social. A relevância científica desta pesquisa consiste justamente em identificar e analisar as práticas pedagógicas junto com os professores que atuam nesses territórios, de modo colaborativo, a fim de incrementar a capacidade desses atores de formular alternativas para o aprimoramento profissional e docente e das práticas para o ensino da leitura e formação do leitor no ciclo de alfabetização. Como resultado dessa pesquisada, identificamos dois grandes tipos de eventos de leitura inicial (Leitura Colaborativa e Leitura Não-Colaborativa), que se distinguem em relação à configuração da atividade e tarefas adjacentes, em relação à finalidade, aos objetos de ensino, aos dispositivos didáticos, aos modos de interação, e nos modos de significação das crianças.

Nome do Autor: Fernanda Marcucci
Nome do Orientador: Justino de Sousa Junior
Instituição: Universidade Federal de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MARCUCCI, Fernanda. Práticas de leitura no ciclo de alfabetização: o estudo de caso sobre a leitura deleite em uma escola pública de território socialmente vulnerável. 2019. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2019.