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Habilidades preditoras de leitura em escolares do 1º ano do ensino fundamental

Há na literatura uma gama de habilidades ditas preditoras do processo de desenvolvimento da leitura. Quanto aos aspectos da linguagem, a consciência fonológica, nomeação automatizada rápida, memória de trabalho fonológica e identificação de letras tem sido amplamente descritas como relevantes neste processo. Objetivo: avaliar e caracterizar o desempenho em habilidades preditoras de leitura de escolares do primeiro ano do ensino fundamental de escolas públicas de Natal-RN e correlacionar as habilidades preditoras entre si. Método: Participaram 138 crianças, com idade entre 06 e 07 anos, de três escolas públicas da cidade de Natal/RN. Foram avaliadas a consciência fonológica -Teste de Consciência Fonológica – Instrumento de Avaliação Sequencial CONFIAS; acesso fonológico ao léxico mental- Teste de Nomeação automática rápida; Memória fonológica de trabalho- Prova de memória de trabalho - não palavras e dígitos; Reconhecimento de letras Subteste de identificação de letras – PROLEC; vocabulário expressivoSubsteste vocabulário – Teste de Linguagem Infantil ABFW. Resultados: As crianças apresentaram desempenho inferior ao esperado nas medidas do vocabulário expressivo, especialmente nas categorias vestuário, alimentos, locais e formas e cores; processamento fonológico, exceto na subtarefa “objetos” do RAN, e no reconhecimento de letras; as habilidades apresentaram fraca correlação entre si. Conclusão: As crianças do estudo apresentaram resultados inferiores ao esperado para a escolaridade nas habilidades de processamento fonológico, vocabulário e reconhecimento de letras que podem influenciar no processo de alfabetização, evidenciando a necessidade de estudos posteriores quanto à práticas interventivas a fim de minimizar o impacto dessas dificuldades ao longo da vida escolar.

Nome do Autor: Jéssika Santiago da Rocha
Nome do Orientador: Luiz Percival Leme Britto
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:Rio Grande do Norte
Ano Publicação: 2019
Curso: Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências da Saúde: Fonoaudiologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ROCHA, Jéssika Santiago da. Habilidades preditoras de leitura em escolares do 1º ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2019.